O que é Web3? Qual é o seu Significado?

06/03/2023

     Web3 é um conceito bem comum aos entusiastas do mundo cripto, porém, será que você realmente sabe O que é Web3? Muitos acreditam ser a mesma coisa que o Metaverso, mas não é. Descubra seu Significado.

O que é Web3? Qual é o seu Significado?
O que é Web3? Qual é o seu Significado?

O que é Web3?

     Web3 é um termo bem famoso não só para os amantes do universo das Criptomoedas, mas também, para toda e qualquer pessoa que se interessa por tecnologia. No geral, a mais simples definição que encontramos neste termo é sobre ser a evolução da Web2 (a internet centralizada que conhecemos hoje).

     Hoje em dia, em 2023, a internet está na mão de empresas centralizadas. Existem uma infinidade de aplicativos que utilizamos no dia-a-dia sem se dar conta como Facebook, Google, WhatsApp, Spotify... Todos estes aplicativos possuem um ou poucos donos.

     A ideia da Web3 é trazer uma internet descentralizada onde ao invés de existir um CEO por trás de cada site, aplicativo ou empresa; cada ser humano consiga ter propriedade sobre o serviço usado.

     A forma mais simples de se entender sobre este tipo de governança, é passando a conhecer sobre as DAOs: as organizações autônomas descentralizadas. Resumindo o que são, nas DAOs, todos os usuários tem direito a voto sobre melhorias nos projetos que usam e quando um DAO dá lucros, o mesmo é distribuído entre os usuários! Uma forma mais democrática e efetiva de se liderar.

     A carteira de criptomoedas da Ethereum, Metamask está com um curso fabuloso sobre o universo da Web3, você poderá conferi-lo quando terminar sua leitura conosco.


Relacionados:

Web3 é um conceito bem comum aos entusiastas do mundo cripto, porém, será que você realmente sabe O que é Web3? Muitos acreditam ser a mesma coisa que o Metaverso, mas não é. Descubra seu Significado.


Qual é a ideia da Web3?

     O conceito de Web3 surgiu juntamente com o conceito de Dinheiro Digital Descentralizado - em outras palavras: com o Bitcoin na crise imobiliária de 2008. A ideia que surgiu foi criar um dinheiro que fosse enviado de pessoa para pessoa sem que houvesse a interferência de intermediários: no caso, os bancos.

     A diferença do bitcoin para a web3 é que o bitcoin, além de ser uma criptomoeda digital e descentralizada, também é uma reserva de valor. Já no caso da web3, ela combina não só o dinheiro de uma forma mais livre, mas também: a internet!

     Lembrando que gostamos de dizer que o bitcoin é um ativo único e é a única criptomoeda verdadeiramente descentralizada - tendo em vista que ninguém sabe quem o criou. Já no caso da web3, apesar de também ser um ecossistema descentralizado, não é tanto quando o btc, pois na web3 conhecemos os desenvolvedores.

     Mas a ideia da web3 é trazer uma internet melhor e mais "segura", pois sabemos que muitas empresas hoje aproveitam-se das informações cedidas pelos usuários para comercializá-las: o famoso marketing.

     Já no caso da Web3, isso não irá existir, pois os usuários, ao invés de utilizar um e-mail e uma senha para acessar suas contas em aplicativos, bastará apenas conectar uma carteira de criptomoedas anônima ao aplicativo descentralizado, jogo ou rede social que desejar usar para acessá-la.


Já estamos vivendo na Web3?

     Esta é uma pergunta muito comum entre os usuários e de fato, já estamos iniciando este processo de "migração da Web2 para a Web3". Hoje já existem uma infinidade de aplicativos descentralizados (DApps). Vamos lhe mostrar um exemplo simples de entender:

     Certamente você deve conhecer plataformas de música como Deezer e Spotify. Estes aplicativos são da Web2 e centralizados, com isso, você terá de ter um login e uma senha para acessá-los - isso sem mencionar que você terá de pagar mensalmente com dinheiro fiduciário para usá-los a vontade.

     Existe um aplicativo da Web3 bem interessante chamado Audius e a ideia deste aplicativo é bem interessante: democratizar o mercado de streaming - que é centralizado pelas gravadoras. Com ele, os músicos poderão livremente publicar suas músicas sem que se tenha assinado uma parceria com gravadoras.

     Além disso, em um aplicativo descentralizado, não se usa dinheiro de governos como Dólar e Euro; nestes aplicativos, é usado o token nativo do DApp - neste caso que citamos, é a AUDIO, uma criptomoeda de segunda camada construída na rede Solana.

     Portanto, viu só qual é a ideia da Web3? Isso mesmo, é a descentralização! É dar mais espaço aos criadores de conteúdo e democratizar ainda mais a internet, por isso este conceito só tende a crescer com o passar do tempo.


Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também: