Finanças Descentralizadas: Entenda O Que É DeFi

27/11/2023

     DeFi é um dos assuntos mais populares do universo da Web3, pois as Finanças Descentralizadas não são apenas o futuro Dinheiro, mas também, o futuro da Privacidade.

Finanças Descentralizadas: Entenda O Que É DeFi
Finanças Descentralizadas: Entenda O Que É DeFi

O Que É DeFi?

     DeFi é uma sigla em inglês para Finanças Descentralizadas, que se refere ao conjunto de serviços e produtos financeiros que funcionam em uma rede blockchain, um tipo de banco de dados compartilhado e imutável.

     Esses serviços e produtos não são controlados por intermediários, como bancos ou outras instituições financeiras, mas por algoritmos e contratos inteligentes, que são programas de computador que executam as operações de forma automática. O objetivo do DeFi é criar um sistema financeiro global descentralizado, independente, barato, menos burocrático e acessível a todos.

     O DeFi surgiu logo após o lançamento da rede Ethereum, em 2015, que foi a primeira plataforma a permitir o desenvolvimento de aplicações descentralizadas (DApps) em sua blockchain. Um dos primeiros projetos de DeFi foi a MakerDAO, uma plataforma de empréstimos descentralizados que usa uma criptomoeda estável chamada DAI, que é atrelada ao dólar americano. 

     Desde então, muitos outros projetos de DeFi foram criados, oferecendo serviços como troca de criptomoedas, empréstimos, seguros, renda fixa, loterias, entre outros. Alguns dos principais representantes desse mercado são Uniswap, Aave, Compound, Yearn.Finance, Synthetix e Curve.


Relacionados:

Web3 é um conceito bem comum aos entusiastas do mundo cripto, porém, será que você realmente sabe O que é Web3? Muitos acreditam ser a mesma coisa que o Metaverso, mas não é. Descubra seu Significado.


Como Anda o Mercado DeFi?

     O DeFi é um mercado em constante crescimento e inovação, que atrai cada vez mais investidores e usuários. Segundo o site DeFi Pulse, o valor total bloqueado (TVL) em projetos de DeFi ultrapassou US$ 100 bilhões em abril de 2023, um aumento de mais de 10 vezes em relação ao mesmo período do ano anterior. 

     O DeFi também representa uma oportunidade para pessoas que não têm acesso aos serviços financeiros tradicionais, ou que buscam alternativas mais eficientes e transparentes. 

     No entanto, as Finanças Descentralizadas também envolve riscos, como falhas nos contratos inteligentes, ataques de hackers, volatilidade das criptomoedas e regulamentação incerta. Portanto, é importante se informar bem antes de entrar nesse mercado.


Quais São as Vantagens do DeFi?

  • Praticidade: não há intermediários entre as transações, que são descentralizadas;
  • Acessibilidade: as aplicações DeFi de empréstimo costumam ser menos burocráticas e cobram taxas menores do que as praticadas por bancos ou outras instituições;
  • Rendimento: o DeFi pode oferecer taxas de juros mais altas que de outras aplicações tradicionais;
  • Segurança: as operações em protocolos DeFi são descritas e executadas por algoritmos e contratos inteligentes, que são programas de computador autoexecutáveis, que garantem os direitos de cada parte;
  • Transparência: as transações em DeFi são registradas em uma blockchain, que é um tipo de banco de dados compartilhado e imutável, que permite a verificação e auditoria de todas as operações;
  • Inclusão: o DeFi pode oferecer acesso a serviços financeiros para pessoas que não têm conta bancária ou que vivem em regiões com restrições financeiras.
Essas são algumas das vantagens do DeFi, mas também existem riscos e desafios, como falhas nos contratos inteligentes, ataques de hackers, volatilidade das criptomoedas e regulamentação incerta1. Portanto, é importante se informar bem antes de entrar nesse mercado.

Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também:

Seja o primeiro a ler as novidades!

Isenção de Responsabilidade:

Os investimentos em criptomoedas são arriscados. O site Bitcoin Lovers não é responsável pela qualidade dos produtos ou serviços apresentados nas páginas e não poderá ser responsabilizado, direta ou indiretamente, por qualquer dano ou prejuízo causado após o uso de um bem ou serviço destacado neste ou em qualquer outro artigo. Os investimentos relacionados a criptomoedas são de natureza arriscada, os leitores devem fazer sua própria pesquisa antes de tomar qualquer ação e investir apenas dentro dos limites de suas capacidades financeiras. Esta pagina ou qualquer outro artigo não constitui conselho de investimento.

Recomendações da AMF: Não existe alto retorno garantido, um produto com alto potencial de retorno envolve alto risco. Essa assunção de riscos deve estar alinhada com seu projeto, seu horizonte de investimento e sua capacidade de perder parte dessa economia. Não invista se não estiver disposto a perder todo ou parte do seu capital.