Educação Financeira para Investidores de Criptomoedas

25/04/2023

     Neste artigo, você irá conhecer algumas dicas sobre Educação Financeira que, em nossa opinião, são essenciais para aqueles que desejam Investir no Mercado de Criptomoedas: Iniciantes, jovens, idosos...

Educação Financeira para Investidores de Criptomoedas
Educação Financeira para Investidores de Criptomoedas

O que é Educação Financeira?

     É de extrema importância para todas as pessoas que trabalham e Ganham Dinheiro, entender ao menos um pouco sobre Educação Financeira, essencialmente nós, que investimos no universo das Criptomoedas! Pois como sabemos, é um mercado extremamente volátil, então, se não tivermos um bom gerenciamento de risco somado com uma boa educação financeira, vamos nos expor demais e acabar dormindo mal a noite.

     Basicamente, a Educação Financeira irá te ajudar a organizar sua despesas e ganhos para poder investir da melhor forma possível. É um tema, juntamente com os Investimentos, sejam eles de Renda Fixa, Ações, Fundos Imobiliários e Criptomoedas até novos empreendimentos - que está extremamente em alta no mundo todo, pois investir nunca foi tão acessível e democrático para todos quanto é hoje.

     Muito disso se deve a evolução constante da internet, que tem levado tecnologia a todas as regiões do mundo e, está avançando muito mais - diante de nossos olhos - com a Web3, mas isto é assunto para outra matéria.


Como Desenvolver Educação Financeira?

     A Educação Financeira é um tema que tem crescido muito nas buscas no Google, principalmente se analisarmos o público que pesquisa por esse tema: jovens, idosos, empreendedores, colaboradores... iniciantes no geral, buscando uma melhor forma de fazer seu Dinheiro render mais.

     É sempre importante dizer que, o segredo para desenvolver este "Mindset", está em Aumentar os seus Ganhos e Diminuir as suas Despesas. Consegue entender isso?


Relacionados:

Bear e Bull Market são dois conceitos bem famosos no mundo dos investimentos de renda variável, principalmente para nós do mundo das Criptomoedas. Descubra seu Significado e influência no mercado.

Existe muita coisa sendo feita na Itália para que o Mercado de Criptomoedas cresça. Talvez isso esteja passando despercebido pelos internautas e hoje, vamos lhe mostrar vários pontos positivos sobre este país.


Analise o Quanto Você Ganha e quanto você gasta:

     Analisar o quanto se ganha e o quanto se gasta é fundamental para ter uma vida financeira de sucesso. No caso do Brasil, estima-se que quase 50% da população está vivendo com o nome sujo! Isso se deve a extrema falta de se Educar Financeiramente. 

     Portanto, faça seu diagnóstico financeiro! Alguns investidores sardinha (como gostamos de dizer), ganham uma pensão gorda ou herdam um capital de algum familiar e resolvem entrar all-in (no tudo ou nada) em algum ativo que ouviram dizer ser "O novo Bitcoin" e, acabam perdendo boa parte do investimento. 

     É muito importante Mudar de Mentalidade. A Riqueza não é formada do dia para noite! Não caia na promessa de falsos gurus que prometem "dinheiro rápido e fácil", isso não existe. Ficar Rico é um processo e, você vai chegar lá se fizer o que tiver de ser feito com consistência e disciplina.


Se tiver dívidas, você precisa se livrar delas!

     É fato que viver em alguns países emergentes, não é fácil e, muitas vezes, inevitável acumular dívidas, porém, antes de Investir, é importante saber poupar e definir prioridades na hora de gastar seu tão suado dinheiro.

     "Ok, sabendo disso irei pegar um empréstimo no banco para poder me livrar das dívidas"

     Isso é o que vem na cabeça de muitas pessoas quando falamos isso, mas depende muito da taxa de juros que você vai conseguir. Faça as contas! A dívida é alta e está impagável porque os juros são muito altos? Talvez seja a hora de pegar um empréstimo por valores menores.

"Minha dívida é muito pequena, em 3 meses quito ela e começo a poupar mais e investir"

     Este seria o Mindset ideal. Existem casos e casos e realidades diferentes, mas se está difícil pagar suas dívidas, você já tentou arrumar um segundo emprego e temporário até conseguir realizar essa façanha?



Após se livrar das dívidas, crie uma Reserva de Emergência!

     Ok, você já se livrou das dívidas - ou conseguiu renegociá-las por uma mensalidade que cabe no seu bolso? Perfeito, mas e agora? Agora é hora de criar uma Reserva de Emergência (ou reserva de oportunidades). Ter este dinheiro reservado é de extrema importância na Educação Financeira. Afinal, vai que acontece algum imprevisto? Vai que a namorada engravida ou seu tio precise fazer uma cirurgia e sua família resolva ajudar...

     É muito importante ter este dinheiro também para aproveitar oportunidades de mercado. Vai que o Bitcoin ou qualquer outra Criptomoeda caia e muito e seu caixa tenha acabado... você poderá usar o dinheiro da reserva de emergência para aproveitar as quedas de mercado e depois, abastecê-la de novo.

     Este Dinheiro, além de o ideal ser de pelo menos 6 meses de salário acumulado, recomendamos que você o tenha em algum investimento de liquidez diária, a sugestão mais fácil e prática que indicamos, é o CDB de qualquer banco relevante. Essencialmente os digitais que tem crescido muito.


Definir Objetivos é Essencial!

     Quais são seus objetivos? Por quê Poupar seu Dinheiro? Essa é uma pergunta que só você poderá responder. É muito pessoal de cada um, mas é importante ter um propósito claro e definido. Algumas pessoas poupam para trocar de carro, outras, para comprar uma casa. Outros, para aposentar bem e não depender do governo.

     Então, tendo um propósito em mente, fica mais fácil traçar um plano e segui-lo no dia-a-dia, não acha? Para nós que investimos no Mercado Cripto, é necessário respeitar os ciclos de mercado e saber poupar nosso dinheiro, essencialmente em ciclos de baixa para que, quando o mercado subir, surfarmos as ondas de valorização.


A importância de ter mais de uma fonte de renda!

     Digamos que você seja uma pessoa comum e ganhe em torno de 2 salários mínimos e você tem uma esposa que ganha o mesmo. Ambos moram na mesma casa em uma cidade grande e pagam um aluguel médio, vocês conseguem ter uma vida equilibrada e conseguem poupar, mas sentem que gostariam de poupar mais.

     Este sentimento é normal e o que indicamos é abrir a mente para novos horizontes. Existe uma frase assim: "follow the money". Em outras palavras: Siga o Dinheiro. Onde há pessoas, há negócios. Você poderá fazer da internet, uma renda extra e, talvez no futuro, ter uma renda principal. Existem muitas possibilidades e recomendamos, verdadeiramente, que você pesquise sobre este assunto.

     Também, há outras formas de conseguir um trabalho extra. Vocês são seres humanos e certamente, sabem fazer alguma coisa muito bem. Algumas pessoas tem uma inteligência espacial excelente, essa pessoa poderá trabalhar com delivery, uber... algumas mulheres sabem fazer as unhas muito bem, poderão ser manicures no tempo livre...

     Os investimentos estimulam o trabalho e, quanto mais você ver seu patrimônio crescendo, mais irá se sentir estimulado a trabalhar. Portanto, na Educação Financeira, é importantíssimo ter mais de uma fonte de renda.


Conclusão:

     Agora que você já está livre das dívidas, arrumou um trabalho extra, fez sua reserva de emergência e está pronto para Investir em Bitcoin e Criptomoedas, vamos aos fatos:

     Este mercado é muito volátil e de risco, então, é importante saber diversificar. Como você já fez sua reserva de emergência, por natureza, já vai estar diversificando e isso é um passo a frente da maioria.

     Outro ponto importante: neste mercado, o Bitcoin é o ativo que manda e dita para onde as outras criptomoedas vão, portanto, esteja pelo menos 50% comprado neste ativo para depois você pensar em comprar outros projetos.

     Para simplificar sua vida, vamos dar uma sugestão de como investir, é só você adaptar para sua realidade: se você consegue investir R$1.000 ao mês, recomendamos que divida este valor em 4 para aportar um pouco em todas as segundas-feiras, totalizando R$200. Se o valor que você conseguir investir for menor que este, poderá fazer os aportes mensalmente.

     Invista sabendo que a responsabilidade é 100% sua.

     Nossa indicação de carteira para iniciantes é: 50% em Bitcoin, 30% em Ethereum, 10% em Polygon e 10% em Polkadot. Você poderá comprar estes ativos todas as semanas - independente do preço - o alvo será de pelo menos 5 anos. Continue fazendo os aportes e, com o tempo, sua carteira irá subir de nível.

     Você poderá usar a Corretora Bybit para poder realizar seus aportes semanais!


Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também:

Isenção de Responsabilidade:

Os investimentos em criptomoedas são arriscados. O site Bitcoin Lovers não é responsável pela qualidade dos produtos ou serviços apresentados nas páginas e não poderá ser responsabilizado, direta ou indiretamente, por qualquer dano ou prejuízo causado após o uso de um bem ou serviço destacado neste ou em qualquer outro artigo. Os investimentos relacionados a criptomoedas são de natureza arriscada, os leitores devem fazer sua própria pesquisa antes de tomar qualquer ação e investir apenas dentro dos limites de suas capacidades financeiras. Esta pagina ou qualquer outro artigo não constitui conselho de investimento.

Recomendações da AMF: Não existe alto retorno garantido, um produto com alto potencial de retorno envolve alto risco. Essa assunção de riscos deve estar alinhada com seu projeto, seu horizonte de investimento e sua capacidade de perder parte dessa economia. Não invista se não estiver disposto a perder todo ou parte do seu capital.