O que é DAO Cripto? Como Funciona? Veja Exemplos

14/11/2022

     O que é DAO no mundo Cripto? Como Funciona? O que é uma Empresa DAO? Como Investir em DAO? Neste artigo você vai conhecer tudo sobre este mais novo segmento das finanças descentralizadas.

O que é DAO Cripto? Como Funciona? Veja Exemplos
O que é DAO Cripto? Como Funciona? Veja Exemplos

O que é DAO Cripto?

     Um DAO Crypto Significa: Organização Autônoma Descentralizada por trás de cada Criptomoeda. Resume-se em organizações de sociedades fraternas, bem similar ao que acontecida antigamente.

     Mas o que acontecia antigamente? - Era assim: os membros pagavam taxas mensais e essas taxas eram alocadas no tesouro e este tesouro era usado para manter os gastos anuais dos membros com médicos.

     Mais tarde, este esquema "democrático" foi substituído por instituições publicas e privadas com isso, são centralizadas. Como todo mundo queria fazer parte deste tipo de fraternidade - porque era barato, os médicos se sentiram inferiorizados já que seu trabalho aumentou e seu Salário manteve-se igual.

O objetivos dos DAOs é deixar estes esquemas de forma descentralizada, resultando em uma sociedade mais democrática.


Relacionados:

Bear e Bull Market são dois conceitos bem famosos no mundo dos investimentos de renda variável, principalmente para nós do mundo das Criptomoedas. Descubra seu Significado e influência no mercado.

Existe muita coisa sendo feita na Itália para que o Mercado de Criptomoedas cresça. Talvez isso esteja passando despercebido pelos internautas e hoje, vamos lhe mostrar vários pontos positivos sobre este país.


Tipo de DAO Off Chain:

     DAOs Off Chain são principalmente usados através de criptomoedas mais descentralizadas e que são mineradas atraves de poder computacional - proof of work - como o Bitcoin e Litecoin. A desvantagem deste modelo é de não ser muito estruturado - tendo em vista que muitos investidores fazem hold dessas criptomoedas e, também, hoje, as Criptomoedas mais novas são mineradas através de outra forma: através de stake. 

     Sendo assim, os mineradores tem mais poder de voto, o que não o faz tão democrático assim: se fossemos comparar com um sistema politico, seria mais próximo de uma politeia (modelo politico de Aristóteles) onde se tem a voz dos lideres da sociedade juntamente com os políticos - que são a maioria.


Tipo de DAO On Chain:

     Os tipos de DAOs On Chain são as mais conhecidas por ser "a prova de aposta". diferente dos modelos anteriores, essas criptomoedas são Mineradas através de Staking dois exemplos de criptomoedas que são mineradas desta forma são a Cardano e Polkadot. Neste modelo, podemos trazer também os protocolos DeFi, como a Uniswap, onde estes projetos terão um fórum para os investidores poderem votar.

     Outros projetos DeFi que tem crescido bastante é a AAVE e Badger que tem a mesma linha de pensamento da Uniswap. Como o modelo de mineração por staking resume-se na quantidade de criptomoedas ou tokens que você tiver travados, fazendo parte da validação dos mineradores, isso infere-se que em "cada unidade significa um voto". 

     A proposta será aprovada a partir dos 51% dos votos dos usuários; o ponto fraco aqui é de que quem possui mais dinheiro nessas criptos ou tokens, poderá ter mais poder da hora de votar.


Sistema da Polkadot:

     Para isso, a Polkadot trás inovação. Neste modelo, o fator tempo também é importante, pois a cada mês fazendo staking o usuário terá direito a um voto adicional 2 meses, 3 votos. À partir do quarto mês, a quantidade de votos poderá ir diminuindo. 

     De forma resumida: quanto mais tempo você deixar suas criptomoedas em staking, mais poder de voto você terá. este modelo é mais democrático porque quanto mais você acreditar no projeto, mais poder de decisão dentro deste projeto você terá.

     Vale lembrar que, o que nos inspirou a escrever este artigo aqui para vocês, foi uma aula específica sobre as Organizações Autônomas Descentralizadas que tem dentro do defiverso.com do nosso amigo Lucas Amendola.


Como Funciona?

     Funciona assim: nas DAOs, não existe um CEO por trás como em organizações centralizadas (empresas tradicionais). desta forma, cada pessoa tem seu poder de voto... todos os usuários tem voz dentro do projeto escolhido por essa pessoa. 

     Todos são donos, quem assegura isso é um algoritmo de Smart Contracts. Quando um DAO dá lucros, esse lucro é distribuído para os "acionistas", sendo assim: a comunidade. Com isso, é possível Ganhar Dinheiro com DAOs.


Exemplo: BitDAO:

     O BitDAO é uma organização autônoma descentralizada que deseja nivelar os jogos para todas as pessoas no mundo, construindo uma economia de tokens descentralizada. Este protocolo é uma das mais novas e maiores organizações autônomas descentralizadas do mundo focadas em DeFi, e é gerenciado por detentores de tokens BIT.

     Um dos principais objetivos da iniciativa é atrair desenvolvedores talentosos por meio de trocas de token e esforços de co-desenvolvimento. As trocas de token permitirão que o tesouro do BitDAO acumule uma coleção dos principais tokens de projetos de criptomoedas.

     A visão do BitDAO é das finanças abertas e uma economia tokenizada descentralizada. O BitDAO espera apoiar uma ampla gama de projetos, incluindo DeFi, DAOs, NFTs e jogos. Isso ocorrerá na forma de pesquisa e desenvolvimento, investimento inicial de liquidez e financiamento.

     O BitDAO visa fazer parceria com projetos existentes e emergentes por meio de trocas de token. As trocas de token permitirão que a alocação da tesouraria do BitDAO reúna uma coleção dos principais tokens de criptomoedas. A prioridade são os DEXs spot e derivativos.


Como Investir em DAO?

     A forma mais fácil e prática de se investir em um projeto DAO, é através de Corretoras de Criptomoedas. Em uma corretora, você poderá comprar o projeto que desejar e à partir daí, fazer a transferência para uma Wallet de sua preferência - e que aceite este projeto.

     Você poderá usar a Bybit para comprar BitDAO, Uniswap, AAVE e vários outros Tokens que fazem parte deste universo incrível das organizações autônomas descentralizadas!


Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também: