O que é Polkadot? O que Esperar desta Criptomoeda?

06/02/2023

     O que é Polkadot? O que Esperar desta Criptomoeda? Os sistemas de contratos inteligentes deram o que falar em 2021, mas será que existe um futuro promissor para esta Blockchain? Descubra lendo abaixo.

O que é Polkadot? O que Esperar desta Criptomoeda?
O que é Polkadot? O que Esperar desta Criptomoeda?

O que é Polkadot?

     Polkadot (DOT) é uma Criptomoeda de Contratos Inteligentes e foi idealizada e criada por Gavin Wood - cofundador da famosa Ethereum: a maior plataforma de criação de tokens e NFTS do mercado de criptomoedas. A principio, Gavin e Vitalik (dono da ethereum) discordavam de alguns pontos - por isso o mesmo tomou a decisão de abandonar Vitalik e dar inicio a criação da Polkadot.

     Por incrível que pareça, é um projeto tanto que "antigo" no mundo cripto e começou a ser desenvolvido em 2016, logo após a saída de Gavin da Ethereum. Já que o mesmo conhecia algumas das falhas da Ethereum - essencialmente sobre Escalabilidade e Mineração e logo começou a trabalhar nas possíveis "soluções".  

     À partir disso, nasceu DOT, que hoje, junto com Ethereum, Solana, Cosmos e Cardano, são as principais plataformas de contratos inteligentes do mercado. O ponto forte da Polkadot, sem dúvidas é a facilidade de comunicação com outras plataformas de smart contracts e nenhuma outra rede possui tais facilidades.
     
     Polkadot é uma criptomoeda de camada 0 (e se você não entende este conceito, recomendamos que leia este artigo para entender melhor do que se trata). E com isso, à partir desta plataforma de criação, usuários e empresas poderão construir seus projetos dentro da DOT.

Relacionados:


Como funciona a Polkadot?

     Você já sabe o que é a Polkadot, mas de forma resumida, como esta Criptomoeda Funciona? Qual é o problema que DOT soluciona? De uma forma geral, polkadot é uma plataforma de construção e usa "código aberto" para com que a próprio protocolo seja "democratico" aos olhos do usuário.

     Dentro do ecossistema da polkadot, existe um conceito exclusivo chamado "parachains", e são projetos que permitem com que esta blockchain interaja com outras blockchains, seja ethereum ou solana... neste momento, a Parachain mais famosa é a Acala - que é uma rede financeira descentralizada onde ali existe uma stablecoin chamada aUSD, bem similar a USDC da ethereum.

     Os DAOs da Polkadot são as mais interessantes e democráticas do mercado! DAO, de uma forma geral, significa: Organização Autônoma Descentralizada e é ali onde os usuários mandam! Diferente de uma empresa onde é o CEO que toma as decisões.


Qual o Futuro da Polkadot?

     Polkadot parece ter um futuro não só interessante como também brilhante - tendo em vista que o projeto surgiu como uma "melhoria" da Ethereum. Se de fato, todas as ideias do fundador Gavin Wood se concretizarem e forem implementadas, isso poderá levar o Preço de DOT para a lua; mas a verdade é que muitas criptomoedas prometem ser a "nova ethereum", mas na prática, não é isso o que acontece.

     O projeto é muito bom e tem um potencial de crescimento incrível. Hoje, polkadot já é realidade e conta com uma infraestrutura de alto nível, um dos maiores problemas desta rede - juntamente com Kusama (que é sua versão exclusiva para testes) - é a adoção. Neste momento não há como compará-la com Ethereum, pois ainda é muito menor não só em valor de mercado, quanto em estrutura.

Gráfico de Polkadot
Gráfico de Polkadot

     Como podemos ver nitidamente no Gráfico de Polkadot, o ativo se desvalorizou muito no par Dólar e poderá se desvalorizar ainda mais se a economia não se estabilizar nos próximos meses e anos. Estamos passando por um ciclo de baixa e o mercado de criptomoedas nunca passou por uma recessão global.

     Este poderá ser um verdadeiro teste para DOT, afinal, se a Blockchain passar por este momento de mercado tão delicado, o ativo poderá nunca mais voltar para essas faixas de Preço, e, se caso o preço da criptomoeda não só volte aos patamares anteriores, quando os supere (o que existe um potencial), poderá dar muito lucro aos investidores de longo prazo que estão plantando suas sementes agora.

     Mas claro, como gostamos de deixar claro aqui no site Bitcoin Lovers é: não fazemos recomendação de investimento! Vocês, investidores de todos os portes, possuem o livre arbítrio e o poder da "autorresponsabilidade" diante de suas mãos, então deverão saber no que investir e, acima de tudo, no que não investir.

     Este é um projeto no qual investimos, mas sempre com um bom gerenciamento de risco! No universo das criptomoedas, o Bitcoin é soberano e sempre deverá ser sua maior posição.


Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também: