O que é Metaverso, Qual é o Objetivo e Como Funciona?

28/11/2022

     O que é Metaverso? Qual é o Objetivo? Como ele Funciona? As respostas para essas perguntas você encontra neste artigo, juntamente com o conceito e sua relação ao mundo do Bitcoin e das Criptomoedas.

O que é Metaverso, Qual é o Objetivo e Como Funciona?
O que é Metaverso, Qual é o Objetivo e Como Funciona?

O que é Metaverso?

     Um dos temas que tem ganho muita repercussão e marketing à partir do ano de 2021, juntamente com o universo do Bitcoin e das Criptomoedas, é o do Metaverso!

     Com a alta do game Axie Infinity - onde os jogadores eram remunerados através de tokens e com isso, poderiam trocá-los por moedas fiat como Dólar e Euro, muitos projetos com o mesmo objetivo e que carregavam o tema "metaverso" em sua marca, cresceram e ganharam mídia.

     Mas antes de entendemos esta "febre", é preciso saber O que é o Metaverso. De forma resumida e objetiva, Metaverso é uma forma de "realidade alternativa", onde o objetivo é a expansão do universo real que replica nosso mundo através do conceito "Meta" - como o próprio dono do Facebook, Mark Zuckerberg mudou o nome de sua marca para entregar-se 100% a este novo mundo.

     É um termo relativamente novo e a maioria das pessoas entendem apenas como um "hype", mas a verdade é que muitas empresas extremamente grandes já estão preparando seu terreno para fazer parte deste universo no futuro. Para ser ter uma ideia, até empresas que não estão no ramo da tecnologia, já estão comprando "marcas" ou "terrenos" neste mais novo mundo digital, como: Nike e Coca Cola.


Relacionados:

Web3 é um conceito bem comum aos entusiastas do mundo cripto, porém, será que você realmente sabe O que é Web3? Muitos acreditam ser a mesma coisa que o Metaverso, mas não é. Descubra seu Significado.


Como o Metaverso Funciona?

     O Metaverso se resume muito ao conceito de "realidade aumentada". Você já deve ter visto por aí algumas pessoas com aqueles óculos grandes e fechados jogando algum game... esta seria somente uma "amostra" do que ainda está por vir nessa nova realidade.

     Muito do que fazemos hoje, também será possível fazer dentro do metaverso. Já pensou em comprar um terreno ou ir ao show do Snoop Dogg estando na sua casa, porém, com uma experiência 100% presente? Parece um tanto difícil de se entender, mas o universo meta já é realidade e está andando cada vez mais rápido.

     As empresas que tem se destacado neste segmento são as do mundo dos games, seja a Ubisoft que muitos conhecem até empresas recém criadas e já multimilionárias, com o único objetivo de levar o metaverso ao mundo dos jogos, como a The Sandbox e Gala Games.


Qual é o Objetivo do Metaverso?

     O Objetivo do Metaverso é de proporcionar experiências únicas e reais sobre os mais diversos temas aos usuários, sejam eles: jogos, e-sports, teatro e compras. E, com isso, é possível que você - mesmo que esteja dentro de casa - possa ter uma experiência idêntica ao que seria do mundo real, portanto, é o que já fazemos na internet tradicional mas com a realidade aumentada. Extremamente mais acessível.

     Mas a visão completa do Metaverso ainda está bem longe de acontecer, com isso, aqueles que investirem agora, poderão colher bons frutos no futuro.

     Com isso, dentro do ecossistema do metaverso, você irá encontrar: NFTs, Moedas Digitais, Games, Comercio, Avatares, Shows e Eventos, Ambiente de Trabalho e muito mais!


É Bom Investir no Metaverso? Como fazer?

     Como o assunto do Metaverso é bem relacionado ao universo das Criptomoedas, você deve estar pensando: será que vale a pena investir neste mercado? 

     A resposta para esta pergunta é: sim, vale a pena, porém, é um mercado bem novo e que está ganhando espaço aos poucos. Para se ter uma ideia, o Bitcoin (que é a criptomoeda mais antiga), tem um pouco mais de 10 anos e é bem conhecida por sua volatilidade.

     Existem duas formas bem populares de investir no metaverso, a primeira forma é através de investimentos em criptomoedas deste meio! A forma mais simples é comprar Ethereum (tendo em vista que muitos dos projetos do meta estão sendo desenvolvidos nesta Blockchain). 

     Com isso, na medida que estes projetos passem a se valorizar, a Eth segue o mesmo caminho e, se caso algum destes mesmos projetos, "quebrem", a ethereum não irá se afetar com isso. 

     Consegue entender? Portanto, esta é a forma mais segura, essencialmente se você as transfere para uma Cold Wallet - mas este é assunto para um próximo artigo.

     Dentro desta mesma forma, você poderá investir em projetos que estão diretamente ligados ao metaverso e Web3, que é o caso da Polygon, Avalanche, Gala Games e The Sandbox. Lembrando: isso não é uma indicação de investimento, saiba que estes projetos são ainda mais voláteis que o btc e eth.

     Portanto, sabendo do risco e da volatilidade, você poderá investir uma parte pouco significativa de seu patrimônio. [O dinheiro da pizza e não o do leite das crianças]. Com isso, recomendamos ler este artigo sobre a corretora Bybit que tem todos estes projetos para investir.

     A segunda forma, é através da compra e venda de Domínios NFT. Aqueles que souberam aproveitar e registrar bons domínios na Web2 e tiveram paciência, colheram bons frutos e o mesmo irá acontecer com aqueles que registrarem - com antecedência, seu domínio no Metaverso.


Como Entrar no Metaverso?

     Você poderá Entrar no Metaverso de forma Grátis e pelo Celular caso não tenha Computador (embora a melhor experiência seja pelo PC)! Mas para isso, você terá que usar algum aplicativo específico com este objetivo. Tenha em mente de que cada Metaverso será uma realidade diferente baseado no ecossistema que você usa.

     Os dois sistemas mais conhecidos são o da Decentraland e Mozila Hubs e embora, neste momento, sejam diferentes um do outro, com o tempo, com certeza irão se fundir. Para aproveitar melhor a experiência, o recomendado é ter um PC Gamer - pois tudo é muito recente e pesado, com o tempo, a tendência é melhorar a experiência do usuário e favorecer a navegação para todos os dispositivos.


Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também: