O que são Bear e Bull Market e seu Significado?

07/08/2023

     Bear e Bull Market são dois conceitos bem famosos no mundo dos investimentos de renda variável, principalmente para nós do mundo das Criptomoedas. Descubra seu Significado e influência no mercado.

O que são Bear e Bull Market e seu Significado?
O que são Bear e Bull Market e seu Significado?

De antemão, o que são estes conceitos?

     Você que é apaixonado pelo mundo dos Investimentos, essencialmente o Mercado de Ações e Criptomoedas - ou em outras palavras: renda variável no geral, com certeza já deve ter ouvido falar em Bear e Bull Market. Traduzindo para o português, ambos significam: mercado urso e mercado touro...

     De uma forma resumida, o mercado touro leva os preços para cima, já o mercado urso, derruba os preços para baixo, é muito simples de se entender. Os touros operam comprado e os ursos operam vendido. Existem ciclos de mercado e cada um domina quando a tendência maior for de alta ou de baixa.

     O touro ataca sua presa de baixo para cima e o urso de cima para baixo. Depois que você entende isso, fica muito mais fácil de dominar o mercado e pensar como ambos agem em determinados momentos específicos.


Relacionados:

Bear e Bull Market são dois conceitos bem famosos no mundo dos investimentos de renda variável, principalmente para nós do mundo das Criptomoedas. Descubra seu Significado e influência no mercado.

Existe muita coisa sendo feita na Itália para que o Mercado de Criptomoedas cresça. Talvez isso esteja passando despercebido pelos internautas e hoje, vamos lhe mostrar vários pontos positivos sobre este país.


Entendendo o Bull Market:

     Como dito acima, o Mercado Touro, é quando os mercados internacionais estão em alta! Aqui, quando os touros estão vencendo a batalha, os investidores estão mais otimistas com os preços dos ativos. O touro ataca suas vítimas de baixo para cima, com uma chifrada "ascendente".

     Portanto, a expectativa momentânea e futura está acreditando que tanto as ações quanto o Bitcoin e outras criptomoedas vão subir. Utilizam a famosa operação: Long. Já os ursos usam: Short.

Mercado Touro - Bull Market
Mercado Touro - Bull Market

     Como podemos ver na figura gráfica acima (que rompeu para baixo), mostra claramente que o mercado de criptomoedas no curto prazo vinha em uma leve tendência de alta - respeitando o padrão gráfico de Triângulo Ascendente.

     No momento, estamos em uma tendência forte de baixa no tempo gráfico de 1 dia e, claramente, estamos em um Bear Market, entretanto, a ideia que queremos passar para você, caro leitor, é que o mercado não é uma linha reta de otimismo e sim, uma estrada cheia de buracos, mas que recebe a devida manutenção e cumpre seu objetivo!

     Sabemos que grande parte dos ativos (como o bitcoin), se olharmos bem no longo prazo, sempre estiveram em uma tendência de alta, porém, quando olhamos em tempos gráficos menores, é aí que tudo se torna uma bagunça! Onde muitos Traders ganham e, muitos outros, perdem! Por isso todas essas velas positivas e negativas.

     Quando falamos de Bull Market, é sempre interessante de lembrarmos da lei da "oferta e demanda", pois quando o mercado está otimista dizendo que o btc irá atingir 100k de dólares nos próximos meses, é claramente, uma euforia, onde muitos investidores entram no "fomo". (emoção).


Entendendo o Bear Market:

     Já o Mercado Urso, ou, o Bear Market, é um mercado mais perigoso e pessimista, porém, onde surgem as maiores e melhores oportunidades. É como na bolha da internet de 1994 à 2.000, as empresas de tecnologia dos EUA despencaram muito e os investidores passaram a ficar pessimistas, dizendo que a bolha das empresas "ponto com" tinha estourado e que nunca mais este mercado voltaria a subir.

     Enquanto muitos ficaram pessimistas, muitos outros aproveitaram a oportunidade e compraram ações de empresas enormes hoje a centavos. Será que precisamos dizer o que aconteceu com essas pessoas a frente de seu tempo? Certamente colheram muitos frutos financeiros - pois souberam aproveitar a oportunidade que o mercado proporcionou a elas.

     Mas é fato que, ninguém gosta de ver o seu Dinheiro derretendo no curto prazo, afinal, é preciso ter o coração forte e a maioria das pessoas não tem este perfil.  

Mercado Urso - Bear Market
Mercado Urso - Bear Market

     Assim como uma tendência de alta é feita por topos e fundos ascendentes, uma tendência de baixa é feita por topos e fundos descendentes. Como podemos ver na figura acima, na medida que o Bitcoin cai, o ativo tem repiques, mas é incapaz de formar topos maiores que o anterior. 

     Tendo em vista que a Criptomoeda não tem forças para continuar subindo, este é um padrão gráfico que geralmente rompe para baixo, mas há exceções. Muito depende da economia e noticias do mercado.

     O que caracteriza muito bem o Bear Market, sem dúvidas, é o pessimismo e desânimo sobre a economia e politicas internacionais. Neste momento de mercado, é muito doloroso para a maioria dos investidores, principalmente para aqueles recém chegados que vieram pela promessa de "ficar rico rápido".


Pois então, como se proteger dos ciclos de mercado?

     Um fato bem interessante que poucos investidores sabem (essencialmente os iniciantes), é que os mercados internacionais são cíclicos! Nada sobe e nada cai para sempre. No geral, se olharmos em tempos gráficos maiores, tanto o mercado de ações SPY quando o mercado de criptomoedas, estão em tendência de alta e eventualmente passam por correções - dando oportunidade aos ursos operarem vendido.

     Sabendo disso, o mais importante que todo investidor deve ter em mente é: fazer um afiado gerenciamento de risco e evitar comprar "tudo de uma vez". Sempre haverá quedas no mercado, principalmente se o valor de mercado do ativo que escolheu investir for baixo: quanto mais baixo, maior a volatilidade. Por isso que o Bitcoin e tantas outras Altcoins são tão voláteis. São mercados embrionários! O mercado mais valioso do mundo hoje é o Ouro, com trilhões de dólares e, costuma ser extremamente estável.

     Então, é importante acumular caixa para saber aproveitar as oportunidades que o mercado dá, mas isso é no tempo dele e não no seu.  

     O Mercado dos Ursos é onde surgem as melhores oportunidades para se investir, entretanto, é muito importante investir o quanto, psicologicamente, você está preparado! Cada ser humano é indiferente e tem seu perfil de investidor, então, antes de tudo, conheça se você é mais conservador ou arrojado!


Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também:

Isenção de Responsabilidade:

Os investimentos em criptomoedas são arriscados. O site Bitcoin Lovers não é responsável pela qualidade dos produtos ou serviços apresentados nas páginas e não poderá ser responsabilizado, direta ou indiretamente, por qualquer dano ou prejuízo causado após o uso de um bem ou serviço destacado neste ou em qualquer outro artigo. Os investimentos relacionados a criptomoedas são de natureza arriscada, os leitores devem fazer sua própria pesquisa antes de tomar qualquer ação e investir apenas dentro dos limites de suas capacidades financeiras. Esta pagina ou qualquer outro artigo não constitui conselho de investimento.

Recomendações da AMF: Não existe alto retorno garantido, um produto com alto potencial de retorno envolve alto risco. Essa assunção de riscos deve estar alinhada com seu projeto, seu horizonte de investimento e sua capacidade de perder parte dessa economia. Não invista se não estiver disposto a perder todo ou parte do seu capital.