Investir em Day Trade Vale a Pena? Confira Nossa Opinião

21/08/2023

     Os Investimentos em Day Trade estão ganhando muita popularidade entre os recém investidores do Mercado de Criptomoedas, mas será que vale a pena "investir" neste mercado?

Afinal: Investir em Day Trade Vale a Pena?
Afinal: Investir em Day Trade Vale a Pena?

O que é Day Trade?

     Day Trade é uma forma de investimento que consiste em comprar e vender ativos financeiros, como ações, opções, contratos futuros, Criptomoedas, entre outros, dentro do mesmo dia. O objetivo é aproveitar as oscilações de curto prazo do mercado e obter lucros rápidos. Quem realiza esse tipo de operação é chamado de day trader.

     O day trade pode ser uma estratégia rentável para quem tem conhecimento, experiência e disciplina, mas também envolve riscos e custos elevados. Algumas das desvantagens do day trade são:

  • A necessidade de acompanhar constantemente as movimentações do mercado e tomar decisões rápidas e precisas, o que exige tempo, atenção e dedicação do investidor;
  • Os custos operacionais, como taxas de corretagem, impostos e emolumentos, que podem reduzir significativamente os lucros ou aumentar as perdas do investidor;
  • Os fatores psicológicos, como emoções, ansiedade e estresse, que podem afetar o desempenho e o comportamento do investidor;
  • A grande possibilidade de perdas expressivas em um curto período de tempo, caso o mercado se mova de forma contrária às expectativas do investidor.

Relacionados:

Bear e Bull Market são dois conceitos bem famosos no mundo dos investimentos de renda variável, principalmente para nós do mundo das Criptomoedas. Descubra seu Significado e influência no mercado.

Existe muita coisa sendo feita na Itália para que o Mercado de Criptomoedas cresça. Talvez isso esteja passando despercebido pelos internautas e hoje, vamos lhe mostrar vários pontos positivos sobre este país.


Pontos Negativos sobre Operar Day Trade:

     O Day Trade, é uma forma de investimento de alto risco que envolve a compra e venda de ativos financeiros em um curto período de tempo. Algumas pessoas podem se sentir atraídas pelo day trade por causa da possibilidade de ganhos rápidos e altos, mas também existem muitos riscos e desvantagens associados a essa prática. Por exemplo:

  1. O day trade exige muito tempo, atenção e disciplina do investidor, que precisa acompanhar constantemente as oscilações do mercado e tomar decisões rápidas e precisas;
  2. O day trade envolve custos operacionais, como taxas de corretagem e impostos que podem reduzir significativamente os lucros ou aumentar as perdas do investidor;
  3. O day trade é influenciado por fatores psicológicos, como emoções, ansiedade e estresse, que podem afetar o desempenho e o comportamento do investidor;
  4. O day trade pode levar à dependência, vício ou compulsão, fazendo com que o investidor perca o controle sobre suas finanças e sua vida pessoal.

     Estes são alguns dos aspectos negativos do day trade. É extremamente importante ter isso bem claro em sua cabeça antes de investir neste mercado. Vendedores de curso prometem altos ganhos e em pouco tempo, mas a verdade é que eles só querem vender. Mais de 90% das pessoas que tentam viver de Day Trade, fracassam e tem prejuízo!


E quanto ao Day Trade de Criptomoedas?

    O Day Trade de Criptomoedas é uma forma de investimento que consiste em comprar e vender ativos digitais, como Bitcoin, Ethereum, Dogecoin, entre outros, dentro do mesmo dia (pode se estender ao dia seguinte). O objetivo é aproveitar as oscilações de curto prazo do mercado e obter lucros rápidos. 

     É a mesma ideia de um day trader tradicional, a única diferença é que este profissional opera no mercado cripto, e como este mercado é mais volátil, o Trader poderá ganhar mais, ou perder mais. Os riscos também são maiores - já que o trader terá que deixar seu Dinheiro nas corretoras e, algumas Exchanges já quebraram ou foram hackeadas, com isso, os riscos são ainda maiores.

     Portanto, antes de se aventurar no day trade de criptomoedas, é importante estudar bem o funcionamento do mercado, definir uma estratégia clara e consistente, ter controle emocional e financeiro e seguir as regras da corretoras.

     Se quer saber se recomendamos que você invista neste mercado, a resposta é: NÃO! Os riscos são muito maiores que as promessas de retorno e, por mais que você se torne um expert em analise técnica, ninguém consegue prever 100% o rumo dos mercados. Portanto, esteja ciente dos riscos e leia novamente este artigo caso tome a decisão de literalmente: apostar.


Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também:

Isenção de Responsabilidade:

Os investimentos em criptomoedas são arriscados. O site Bitcoin Lovers não é responsável pela qualidade dos produtos ou serviços apresentados nas páginas e não poderá ser responsabilizado, direta ou indiretamente, por qualquer dano ou prejuízo causado após o uso de um bem ou serviço destacado neste ou em qualquer outro artigo. Os investimentos relacionados a criptomoedas são de natureza arriscada, os leitores devem fazer sua própria pesquisa antes de tomar qualquer ação e investir apenas dentro dos limites de suas capacidades financeiras. Esta pagina ou qualquer outro artigo não constitui conselho de investimento.

Recomendações da AMF: Não existe alto retorno garantido, um produto com alto potencial de retorno envolve alto risco. Essa assunção de riscos deve estar alinhada com seu projeto, seu horizonte de investimento e sua capacidade de perder parte dessa economia. Não invista se não estiver disposto a perder todo ou parte do seu capital.