Como Saber se uma Criptomoeda Irá Valorizar?

27/03/2023

     Caro Investidor Iniciante: Como Saber se uma Criptomoeda Irá Valorizar? Este é um tema clássico no mercado cripto, mas será que existe um manual ensinando como as Criptomoedas Valorizam?

Como Saber se uma Criptomoeda Irá Valorizar?
Como Saber se uma Criptomoeda Irá Valorizar?

O que é Uma Criptomoeda?

     Criptomoedas são ativos bem peculiares pois não existem no mundo físico: somente no mundo digital e são, basicamente, Dinheiro protegido por Criptografia de ponta, por isso a abreviação "Cripto". Ter uma Criptomoeda é muito mais seguro que uma nota de Dólar (que pode simplesmente sumir, ser roubada ou o governo decidir que a mesma, à partir de agora, não terá mais nenhum valor).

     A Criptomoeda mais famosa, sem sombra de dúvidas é o Bitcoin (BTC) que praticamente todas as pessoas já ouviram falar sobre - independente se acreditam ou não na cripto.

     Um ponto bem interessante sobre uma criptomoeda é a descentralização. Enquanto Dinheiro Fiduciário (emitidos pelos governos) são centralizados e nada transparentes, as criptomoedas (essencialmente o bitcoin) são descentralizados - muito mais transparentes e difíceis de controlar.

     Muitos recém investidores que entram para o mercado cripto se perguntam: Como Uma Criptomoeda Valoriza? Existe um infinidade de motivos para isso acontecer, vamos lhe mostrar alguns destes motivos ao decorrer deste conteúdo.


Relacionados:

Investir em Criptomoedas Vale a Pena? Esta é uma pergunta que muitos recém investidores se perguntam, afinal, quando o mercado está em baixa, é normal ficar cheios de incertezas e dúvidas.

Como Funcionam os Misturadores de Criptografia? Não existe só Tornado Cash, entretanto, este tema está ganhando muito repercussão devido as notícias negativas. Vamos lhe explicar agora o que são!


Vale a Pena Investir em Criptomoedas?

     Assim como a internet veio nos anos 90 para ser o futuro da comunicação, as Criptomoedas surgiram no século 21 com o objetivo de ser o futuro do Dinheiro. Pelo menos no começo, afinal, hoje já sabemos que as criptomoedas também serão o futuro da internet e da tecnologia.

     Portanto, se quer saber se vale a pena investir em bitcoin e criptomoedas: a resposta é sim! Claro, sempre diversificando em outros ativos que você investe, pois não somos os donos da verdade e não podemos prever o futuro.

     Para todos aqueles que já possuem sua reserva de emergência e que estão prontos para avançar na renda variável, as criptomoedas podem ser um bom investimento: começando sempre com o Bitcoin.

     Agora que você já tem o nível de consciência da importância em ter criptomoedas em sua carteira - sabendo que as mesmas são o futuro de tudo que conhecemos hoje, bora saber Como as Criptomoedas Valorizam! Há quem diga que no futuro, praticamente tudo irá rodar em Blockchain (o sistema qual as criptomoedas funcionam).


Como Saber se uma Criptomoeda Irá Valorizar?

     As Criptomoedas se Valorizam através da Lei da Oferta e Procura. Portanto, quanto mais investidores comprarem Criptomoedas, mais elas irão valorizar e, quanto mais investidores as Venderem, mais as criptos irão cair. Bem simples de entender, funciona como o Mercado de Ações.

     No mercado cripto existe um ponto um pouco diferente de outros mercados de renda variável: as criptomoedas dependem do Bitcoin! Se o bitcoin sobe, as Altcoins (todas as criptomoedas que não são o bitcoin) também sobem; se o bitcoin cai, as altcoins caem logo em seguida.

     O bitcoin - por incrível que pareça, é o ativo mais "estável" do mercado cripto. As outras criptomoedas são bem mais voláteis que ele. Se o BTC sobe 5%, as altcoins sobem 10, se ele cai 10, as outras logo caem 20: é mais ou menos por aí.

     As Criptomoedas também dependem de outros pontos para ter Valorizações e uma delas é a Comunidade que acredita no projeto. Poderíamos ser bem fundamentalistas e dizer que para uma criptomoeda subir ao longo prazo, a mesma teria de ter milhares de fundamentos, mas a verdade é que o principal motivo para uma criptomoeda valorizar é a comunidade.

     Até criptomoedas sem fundamento algum como Dogecoin e Shiba se valorizam por este único motivo. Outro ponto são os Profissionais que estão por trás do Desenvolvimento; projetos bem valiosos como Polkadot, Solana e Cardano contam com ex-funcionários do Google e Ethereum para a criação de sistemas inovadores e eficientes. Portanto, estar atento o time é muito importante.

     Último motivo que trazemos (e não menos importante), é o White Paper do Projeto de Criptomoeda. Isso diz respeito a Qual ou Quais Problemas esta Criptomoeda visa Solucionar? Quanto maior ou maiores forem os problemas, possivelmente, mais valioso será este Token - sempre visando o longo prazo.

     O último ponto que mencionamos é muito importante, mas devemos ter cuidado com os golpes! Existem muitos projetos que possuem uma ideia magnifica, mas na prática, são incapazes de solucionar os problemas ofertados! Por isso a importância de estar frequentemente acompanhando o desenvolvimento do projeto e, jamais coloque o dinheiro que não está disposto a perder.


Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também:

Isenção de Responsabilidade:

Os investimentos em criptomoedas são arriscados. O site Bitcoin Lovers não é responsável pela qualidade dos produtos ou serviços apresentados nas páginas e não poderá ser responsabilizado, direta ou indiretamente, por qualquer dano ou prejuízo causado após o uso de um bem ou serviço destacado neste ou em qualquer outro artigo. Os investimentos relacionados a criptomoedas são de natureza arriscada, os leitores devem fazer sua própria pesquisa antes de tomar qualquer ação e investir apenas dentro dos limites de suas capacidades financeiras. Esta pagina ou qualquer outro artigo não constitui conselho de investimento.

Recomendações da AMF: Não existe alto retorno garantido, um produto com alto potencial de retorno envolve alto risco. Essa assunção de riscos deve estar alinhada com seu projeto, seu horizonte de investimento e sua capacidade de perder parte dessa economia. Não invista se não estiver disposto a perder todo ou parte do seu capital.