O que é Inverno Cripto? Quanto Tempo ele Dura?

21/11/2022

     O que é Inverno Cripto? Quanto Tempo ele Dura? Este é um dos maiores medos dos recém investidores de Criptomoedas, pois existem muitas histórias de pessoas que perderam boa parte de seu Dinheiro nele.

O que é Inverno Cripto? Quanto Tempo Dura?
O que é Inverno Cripto? Quanto Tempo Dura?

O que é Inverno Cripto?

     O Inverno Cripto, Inverno das Criptomoedas ou Crypto Winter é um dos assuntos mais polêmicos neste mercado, afinal, todo mundo tem medo de "perder" dinheiro, mesmo que por vezes seja apenas temporário, ou seja: bons ativos tendem não só a voltar pro preço anterior, como também, formar novos topos históricos.

     O Inverno Cripto também é chamado de Bear Market e existem muitas definições para este acontecimento, mas de uma forma geral, este "inverno" é quando o interesse pelos ativos digitais: sejam eles bitcoin, criptomoedas, NFT e DeFi, estão em baixa.

     Considerando que estes ativos tem seu preço baseado na lei da "oferta e demanda", quando se tem pouco interesse nestes ativos, o seu preço tende a despencar, essencialmente tratando-se de altcoins e NFTs.

     Com isso, é muito normal no inverno cripto, algumas criptomoedas perderem mais de 90% do seu valor. Algumas até chegam no 0 e nunca mais se recuperam. Sendo assim, os brincalhões gostão de dizer: "zero é o suporte mais forte".

     Por mais que a definição de Bear Market pareça ser óbvia, é bem difícil de identificar este acontecimento quando estamos em uma tendência de alta, isso poderá levar alguns meses.      

Quanto Tempo Dura o Inverno Cripto?
Quanto Tempo Dura o Inverno Cripto?

     Note que neste momento, 21/11/2022, nós estamos passando por um longo inverno cripto e isso acontece quando o tempo gráfico de 1 mês inverte a tendência para baixo (deixa de ser uma tendência de alta e passa a ser uma tendência de baixa). 

     No caso, estamos olhando o tempo gráfico de uma semana, mas já é bem visível analisar o mercado baixista. Note que marcamos topos descendentes de vermelho.

     Outro fato também importante é que o volume de vendas é muito alto, com isso, quem toma conta do mercado são os ursos. Os touros raramente agem neste cenário.


Quanto Tempo Dura o Inverno Cripto?

     É difícil responder esta pergunta com exatidão, porém, ao analisarmos o passado, podemos ter uma noção do que poderá acontecer no futuro. De 2013 â 2015 houve um inverno que durou aproximadamente 1 ano e meio. Para muitos investidores: 1 ano e meio de sofrimento e desânimo.

     Mas a verdade é que no Inverno Cripto surgem as melhores oportunidade para acumular bons projetos pro longo prazo. Apesar de ser desagradável ver seu patrimônio diminuir no curto prazo, para aqueles que possuem "psicológico" para aguentar as baixas no mercado e incertezas na economia, certamente poderão colher bons frutos no futuro.

     Portanto, para não se decepcionar, não espere que o Inverno dure menos de 1 ano.


Relacionados:

Bear e Bull Market são dois conceitos bem famosos no mundo dos investimentos de renda variável, principalmente para nós do mundo das Criptomoedas. Descubra seu Significado e influência no mercado.

Existe muita coisa sendo feita na Itália para que o Mercado de Criptomoedas cresça. Talvez isso esteja passando despercebido pelos internautas e hoje, vamos lhe mostrar vários pontos positivos sobre este país.


Quando o Inverno Cripto acaba?

     O Inverno Cripto acaba somente quando os mercados internacionais ficarem mais otimistas e o bitcoin fazer um topo maior que o anterior no tempo gráfico mensal. Seria assim:

Quando o Inverno Cripto acaba?
Quando o Inverno Cripto acaba?

     Portanto, o bitcoin deverá romper os U$25.500 e formar um fundo ascendente, com isso, a maior probabilidade é de o mesmo continuar subindo. Consequentemente, todo o mercado de criptomoedas o seguirá.

     Com isso, se quer saber o que acontece no inverno cripto é muito simples: os preços dos ativos digitais despencam! Lembre-se: é hora de acumular bons projetos para o longo prazo.


Como sobreviver ao Inverno Cripto?

     A resposta é bem simples, não é tão difícil se Proteger do Inverno Cripto! A sua luta será mais emocional do que racional. Ver suas Criptomoedas e NFTs perderem de valor extremamente rápido não é para qualquer um - é preciso ter estômago, mas é importante saber que é nessa hora onde surgem as melhores oportunidades da década!

     Portanto, lembre-se de duas coisas: gerenciamento de risco e aportes mensais ou semanais! É extremamente importante você deixar um dia programado para aportar e não se preocupar com a alta volatilidade de preços no curto prazo! O objetivo que estamos falando é o Hold: comprar e manter.

     Se você tem uma quantia mais relevante, poderá, toda segunda-feira (independente do preço dos ativos) comprar as criptomoedas que acredita ser mais interessante - estude os projetos para lhe dar mais conforto na hora de investir e suportar as quedas!

     Caso o valor que você consiga investir seja bem pequeno, poderá fazer o aporte uma vês por mês. Exemplo: todo dia 10 investir 60% em bitcoin e 40% ethereum e deixar o fator tempo lhe proporcionar os melhores juros.


Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também: