O Que São os Ordinals da Rede Bitcoin?

29/01/2024

     Ultimamente só tem se falado no Ordinals do Bitcoin, mas você sabe do que se tratam esses NFT's? Neste artigo iremos tratar exatamente disso! Confira o conteúdo abaixo.

O Que São os Ordinals da Rede Bitcoin?
O Que São os Ordinals da Rede Bitcoin?

O que é um Ordinal?

     Os Ordinals do Bitcoin são uma tecnologia que permite a inscrição de ativos digitais em 1 satoshi, que é a menor unidade de um bitcoin. Dessa forma, é possível registrar, por exemplo, uma obra de arte digital, texto ou informação, que ficará associada àquele determinado satoshi.

     Os Ordinals foram habilitados através da atualização Taproot, introduzida em 2021. Eles permitem que cada satoshi possa ser transformado em ativos únicos ao acrescentar dados a eles, o que é conhecido pelos usuários como Inscription (ou "inscrição", em português livre). 

     Registrar um Ordinals pode ser uma tarefa bastante cara, devido ao espaço de bloco escasso do Bitcoin. Quanto maior o NFT a ser registrado na blockchain, maior tenderá a ser a taxa de transação paga por aquela inscrição.

Um Ordinal, basicamente, é um NFT exclusivo da rede Bitcoin

Relacionados:

Ultimamente só tem se falado no Ordinals do Bitcoin, mas você sabe do que se tratam esses NFT's? Neste artigo iremos tratar exatamente disso! Confira o conteúdo abaixo.

O que é Bitcoin? Esta é a Criptomoeda mais famosa do Mercado (além de ter sido criada para um propósito muito bonito por Satoshi Nakamoto), o BTC tem muitos inimigos poderosos. Entenda!


O que é a atualização Taproot?

     A atualização Taproot é uma atualização para o Bitcoin que visa melhorar a privacidade e a eficiência de sua rede. Ela foi ativada em novembro de 2021, após a mineração do bloco número 709.632. A atualização consiste em três pontos principais: o aprimoramento da segurança, o aumento da privacidade e a melhoria da eficiência da rede Bitcoin. 

     A atualização permite a criação de contratos inteligentes de maneira mais fácil, ainda que continuem complexos. Uma das principais novidades da atualização é a introdução dos Ordinals do Bitcoin, que permitem a inscrição de ativos digitais em 1 satoshi, a menor unidade de um bitcoin. 

     Como mencionamos acima, Isso permite registrar, por exemplo, uma obra de arte digital, texto ou informação, que ficará associada àquele determinado satoshi. Registrar um Ordinals pode ser uma tarefa bastante cara, devido ao espaço de bloco escasso do Bitcoin. Quanto maior o NFT a ser registrado na blockchain, maior tenderá a ser a taxa de transação paga por aquela inscrição.


Qual é a diferença dos Ordinals para outros NFT's?

     Os NFTs, são tokens não fungíveis que podem ser criados em várias blockchains, incluindo Ethereum, Binance Smart Chain e Solana. Eles permitem que os usuários criem ativos digitais exclusivos, como obras de arte digitais, músicas, vídeos e outros tipos de ativos digitais. 

     Cada NFT é único e pode ser comprado, vendido ou trocado como qualquer outro ativo. Os NFTs são criados usando contratos inteligentes, que são programas que executam automaticamente as regras do contrato quando certas condições são atendidas. 

     Os contratos inteligentes permitem que os usuários criem NFTs com recursos personalizados, como royalties, que permitem que o criador do NFT receba uma porcentagem do preço de venda sempre que o NFT for vendido.

     Em resumo, enquanto os Ordinals do Bitcoin permitem que os usuários inscrevam ativos digitais em 1 satoshi, os NFTs permitem que os usuários criem ativos digitais exclusivos em várias blockchains. Ambos os tipos de ativos digitais têm suas próprias características e limitações, e a escolha de qual usar dependerá das necessidades específicas do usuário.


Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também:

Seja o primeiro a ler as novidades!

Isenção de Responsabilidade:

Os investimentos em criptomoedas são arriscados. O site Bitcoin Lovers não é responsável pela qualidade dos produtos ou serviços apresentados nas páginas e não poderá ser responsabilizado, direta ou indiretamente, por qualquer dano ou prejuízo causado após o uso de um bem ou serviço destacado neste ou em qualquer outro artigo. Os investimentos relacionados a criptomoedas são de natureza arriscada, os leitores devem fazer sua própria pesquisa antes de tomar qualquer ação e investir apenas dentro dos limites de suas capacidades financeiras. Esta pagina ou qualquer outro artigo não constitui conselho de investimento.

Recomendações da AMF: Não existe alto retorno garantido, um produto com alto potencial de retorno envolve alto risco. Essa assunção de riscos deve estar alinhada com seu projeto, seu horizonte de investimento e sua capacidade de perder parte dessa economia. Não invista se não estiver disposto a perder todo ou parte do seu capital.