Ainda é Possível Minerar Bitcoin em Casa? Como?

17/10/2022

     Ainda é possível Minerar Bitcoin e Criptomoedas em Casa? Como? Essa é uma pergunta que muitos entusiastas do mundo cripto tem. Vamos lhe responder neste post e, também, proporcionar soluções! 

Ainda é Possível Minerar Bitcoin em Casa? Como?
Ainda é Possível Minerar Bitcoin em Casa? Como?

O que é a Mineração de Bitcoin?

     A Mineração de Bitcoin e Criptomoedas é um dos processos mais fascinantes do século XXI e, apesar de não ser feita, propriamente, em uma "mina subterrânea" e nem existir ali os mineradores com suas picaretas, é um processo extremamente interessante e revolucionário. 

     Minerar Bitcoin hoje em Casa pelo PC, ou pior, pelo Celular, é extremamente difícil e exige um poder computacional absurdo, então é improvável que você consiga minerar na sua casa, essencialmente se você mora em um país como o Brasil, onde o custo de energia é extremamente elevado.

     A Mineração de Bitcoin tem extrema importância para a proteção da rede e, sem dúvidas, para tornar a criptomoeda como um ativo deflacionário, fazendo com que o btc aumente seu valor ao passar do tempo, porque na medida que a recompensa dos mineradores for diminuindo, o ativo fica mais escasso. É a famosa lei da "oferta e demanda". 

O Bitcoin é muito mais escasso que o Ouro.


Relacionados:

Ultimamente só tem se falado no Ordinals do Bitcoin, mas você sabe do que se tratam esses NFT's? Neste artigo iremos tratar exatamente disso! Confira o conteúdo abaixo.

O que é Bitcoin? Esta é a Criptomoeda mais famosa do Mercado (além de ter sido criada para um propósito muito bonito por Satoshi Nakamoto), o BTC tem muitos inimigos poderosos. Entenda!


Minerar Bitcoin na Nuvem, muito cuidado!

     Minerar Bitcoin na Nuvem vale a pena? Para que serve e como fazer? - Essa é uma questão bem complexa, vamos explicar o porquê abaixo:

     Na teoria, o processo de mineração da criptomoeda por nuvem é bem simples: alugar computadores (muitas vezes de empresas descentralizadas) para poder fazer a mineração do Bitcoin para você, até aí tudo bem, parece uma ideia bem interessante, só que tem uma questão não muito agradável!

     Muitos golpistas tem usado dessa "dor" das pessoas para aplicar golpes, porque é fato que, para minerar btc, é importante ter uma maquina extremamente robusta, essencialmente, a placa de vídeo. Então, eles fazem uma plataforma onde você "aluga" um PC com o poder computacional que desejar (e lhe dão a estimativa de quantos blocos serão minerados) para fazer a Mineração: quanto melhor for o PC, mais caro ele será.

     E depois, colocam uma Carteira de Bitcoin para  fazer o depósito e você, todo ingênuo, faz a transferência, mas a verdade é que o computador nunca ficará disponível para ti, portanto, muito cuidado com a ideia de "minerar bitcoin na nuvem" ou, "minerar bitcoin pelo celular", isso soa como golpe e é muito difícil encontrar alguma empresa séria que presta este tipo de serviço, até porquê pense: "não seria mais fácil essas empresas minerar diretamente o btc ao invés de oferecer este tipo de serviço"? Ter a mente crítica neste mercado é extremamente importante.

Não deixe-se levar pela ambição de ficar rico, sempre seja racional.


Para quê serve Minerar Bitcoin?

     A Mineração de Bitcoin é um processo extremamente complexo onde os pools de mineração, ou seja, as máquinas, fazem a resolução de cálculos matemáticos extremamente complexos e quando resolvem estes problemas, são recompensados com satoshis (frações) de bitcoin! Em palavras mais simples, é a mineração que faz com que novos bitcoins entrem no mercado.

     A maquina mais rápida em resolver estes problemas matemáticos, será a maior recompensada, já as maquinas não tão rápidas, apesar de também serem recompensadas, suas recompensas são bem menores.

     Por isso dizem que é impossível de hackear o btc, porquê para invadir essa rede tão forte, inclusive, a mais forte do mundo, é necessário ter uma maquina ainda mais forte que a dos mineradores: uma tarefa impossível.

     "Ah, mas existe a computação quântica que está chegando aí". Sim, o Google mesmo está no processo de "desenvolvimento" de um supercomputador quântico capaz de quebrar criptografia, porém, ainda está muito longe de ter um poder capaz de destruir a Blockchain. Isso sem mencionar que, na medida que a tecnologia em geral evolui, o mundo cripto evolui dobrado, então, não há com o que se preocupar.

É a Mineração de Bitcoin que deixa sua Blockchain tão segura.


Quanto Ganha um Minerador de Bitcoin?

     Saiba que é improvável que você consiga Minerar Bitcoin em Casa, muitos mineradores estavam migrando para a Ethereum, porém, com a última atualização relevante, o The Merge, fez com que a criptomoeda deixasse de ter a mesma mineração que o bitcoin, em poder computacional, então isso já não é mais possível!

     Então, tenha em mente que "o quanto ganha um minerador de bitcoin" irá depender do quando você vai estar disposto a gastar com mas maquinas. Alguns mineradores ganham muito bem, mas também, investem pesado nos próprios equipamentos.

     É sempre importante lembrar que no Bitcoin, existe uma coisa chamada "halving" que faz com que a Criptomoeda, há cada 4 anos, reduza a recompensa dos mineradores pela metade, então, se você não estiver disposto a sempre estar investindo em novas placas de vídeo, você irá ficar pra trás!


Como Minerar Bitcoin, o que é preciso?

     Você já sabe que é necessário ter um ou mais computadores de extrema potência para minerar este ativo escasso e descentralizado, porém, existem outros pontos que você precisa saber sobre Minerar Bitcoin:

  • Investir em máquinas de alta potência: é essencial você ter máquinas de ponta para minerar essa criptomoeda e ser recompensado com maiores valores;
  • Energia Barata: este é outro detalhe extremamente importante! Existe um país na américa central chamado El Salvador que está investindo pesado nisso. Como no país é cheio de vulcões que emitem energia limpa, o governo incentiva os mineradores a migrarem pra lá, o gasto é 0 com energia!
  • Carteira de Bitcoin: também é necessário ter uma carteira de bitcoin para poder receber seus satoshis. Este é o processo mais fácil e que leva menos tempo para se fazer. Você poderá criar uma carteira tanto dentro de corretoras quanto fora delas, seja por hardwallets ou coldwallets.
  • Pools de Mineração: é aqui onde você entra em uma "comunidade" e oferecendo seu poder computacional com demais membros, ao realizar a mineração (tanto você quanto seus parceiros) dividem a recompensa;
  • Tenha um programa de Mineração: nada adianta ter o poder computacional, a energia, a carteira, fazer parte de pools de mineração e não ter um software de mineração! São muitos os programas, dentre eles, os mais conhecidos são: EasyMiner, CGMiner e BFGMiner.

Vale a Pena Minerar Bitcoin?

     É fato que, hoje em dia, não vale a pena minerar bitcoin em casa e muito menos, pelo celular! Isso não existe! Porém, existem algumas soluções para você, caro leitor, que deseja e muito fazer mineração de criptomoedas em casa!

     Algumas outras criptomoedas não tem o Hashrate tão alto e competitivo como o Bitcoin. Sempre citamos aqui no site o caso do Litecoin que é uma excelente criptomoeda e alternativa ao btc para se minerar.


Então, Como Minerar Litecoin?

     O Litecoin é a segunda criptomoeda a ser criada e, também, é muito utilizada no mundo todo como meio de pagamento! Isso sem falar que seus fundamentos são muito similares ao do Bitcoin: alguns o comparam com ouro e prata digital.

     Sua rede, apesar de não ser tão forte quanto a do btc, também é muito segura. Isso quer dizer que possa ser uma oportunidade para você que está lendo. Se a rede não é tão forte, isso significa que há menor competição e, além disso, você passa a contribuir com a segurança da rede. É muito mais fácil de Minerar Litecoin do que Bitcoin. Qualquer computador gamer relevante hoje - com uma placa de vídeo indicada de 8gb para mais - consegue fazer a mineração deste ativo!

     E este sim, você poderá minerar em casa. 

      Para Minerar Litecoin, você poderá usar a própria corretora Binance! Lá eles tem um artigo explicando certinho todo o processo caso você tenha dúvidas. Este é o Artigo.

Recomendamos: Tudo sobre o Litecoin


Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também: