10 Frases Emblemáticas de Satoshi Nakamoto: Criador do Btc

03/10/2022

     Quem é Satoshi Nakamoto? Este é um mistério que provavelmente, ninguém nunca vai saber. Porém, apesar de fisicamente não existir essa pessoa, selecionamos as 10 Frases de Satoshi sobre Bitcoin.

Frases Emblemáticas de Satoshi Nakamoto: Criador do Bitcoin
Frases Emblemáticas de Satoshi Nakamoto: Criador do Bitcoin

Quem é Satoshi Nakamoto?

     Satoshi Nakamoto é o "suposto" nome do criador e desenvolvedor do Bitcoin. Essa pessoa não existe na vida real. Acredita-se, principalmente, que seja um grupo de programadores que além de ter criado o Btc, forjaram este nome para tornar o ativo Totalmente Descentralizado, afinal, se não existe uma autoridade central por trás: como os governos vão regulamentar essa Criptomoeda?

     Bitcoin é um ativo digital [teoricamente] perfeito e Satoshi quer, ainda neste século, provar ao mundo tudo isso, afinal, existe uma carteira de sua propriedade que nunca foi mexida; no caso, acredita-se que estes ativos nunca serão vendidos. A principio, é para mostrar ao mundo o quanto este possível grupo acredita na criptomoeda.

     É sempre importante lembrar que o Btc é muito mais que somente uma "moeda do mundo digital". Bitcoin é uma rede totalmente descentralizada; apolítica e ihackeável.


O desaparecimento de Satoshi:

     Após ter concluído todo o código do Bitcoin e tê-lo divulgado em vários fóruns da internet tradicional, Satoshi Nakamoto desapareceu em 2010 (tendo em vista que o Btc foi divulgado em 2009).

     Depois de ter criado essa rede que hoje tem valor trilionário, Satoshi nunca mais deu as caras, ele simplesmente sumiu! Em seu último contato em 2011 disse o seguinte: "partindo para novas coisas".

     Hoje em dia, muitas pessoas afirmam ser Satoshi e outros 13 foram analisados como os possíveis criadores do Bitcoin, mas claro, nada disso se mostrou verdade.


Frases Emblemáticas de Satoshi Nakamoto:




"Partindo para novas coisas"

     Para o que e onde Satoshi partiu? Isso é um mistério... há especulações onde dizem que o criador do Bitcoin só aparecerá novamente quando os governos mundiais afirmarem ter a necessidade de usar o Btc como ativo essencialmente usado.

     Isso ainda está longe de se acontecer, embora El Salvador seja o primeiro país a usar o bitcoin como moeda oficial, o que mais esperamos é que potências mundiais passem a usá-lo. Embora não podemos descartar que um país adotar essa "moeda especulatória" como dizem, já é um grande passo.

     Como disse Neil Armostrong ao pisar na lua: "um pequeno passo para o homem e um grande salto para humanidade". Depois disso, a humanidade cresceu muito em centenas de aspectos tecnológicos.



"Estamos trabalhando duro em melhorias para o lançamento da próxima versão. Martti adicionou alguns recursos interessantes para torná-lo mais amigável e fácil de executar em segundo plano."

     Um caso interessante que poucos sabem é que Satoshi Nakamoto teve sim ajuda para desenvolver o Bitcoin, principalmente tratando-se das melhorias. No caso dessa frase citada, foi em 2009 e hoje em dia, existe uma comunidade inteira que trabalha com a inovação da rede... 

     Essencialmente em camadas secundárias como a tão falada Rede Lightning.


"Quando o software bitcoin estabelece uma conexão com um peer, faz com que o cliente envie a string de handshake. Minhas razões para isso são o anonimato, é claro. É muito fácil para os ISPs fazer varredura de portas nos clientes e detectar que estão executando este programa."

     Satoshi sempre defendeu a ideia de anonimato e liberdade, afinal, estes são, justamente, alguns dos maiores motivos de sua criação, porém, o que poucas pessoas sabem é que na blockchain do Bitcoin (e de muitas outras criptomoedas), todas as transações são registradas.

     Isso sem mencionar que todas as transações são públicas, todo mundo sabe quem enviou e quem recebeu - muito mais transparente que o sistema financeiro tradicional, onde os governos imprimem Dólares e mais dólares sem pensar nas consequências da inflação posteriormente gerada, porque quanto mais se imprime Dinheiro: menor valor estes ativos terão.

     Este é outro ponto positivo para o Btc: só haverão 21 milhões de unidades, depois disso, não será minerado mais nada! Muito mais escasso que o ouro.



"Moedas perdidas apenas fazem as moedas de todos os outros valerem um pouco mais. Pense nisso como uma doação para todos."

     Acabamos de dizer que não haverá Bitcoin para todo mundo, isto é fato! E olha só o mais interessante de tudo isso: muitas chaves com carteiras cheias de btc já foram perdidas!

     Isso se diz muito 10 anos atrás quando Bitcoin era um ativo de especulação: pouquíssimas pessoas acreditavam que essa Criptomoeda poderia ter o valor que tem hoje, principalmente porque era muitas vezes "dado" como recompensa por usuários lerem artigos de sites, então mal guardavam suas chaves, pois "Ganhar Bitcoin" era muito fácil na época.

     Com isso, sabemos que acaba tornando o btc ainda mais escasso!


Relacionados:

Bear e Bull Market são dois conceitos bem famosos no mundo dos investimentos de renda variável, principalmente para nós do mundo das Criptomoedas. Descubra seu Significado e influência no mercado.

Existe muita coisa sendo feita na Itália para que o Mercado de Criptomoedas cresça. Talvez isso esteja passando despercebido pelos internautas e hoje, vamos lhe mostrar vários pontos positivos sobre este país.


"Estou trabalhando em um novo sistema de caixa eletrônico totalmente peer-to-peer, sem terceiros confiáveis."

     

     Esta Frase de Satoshi marca o inicio de tudo: uma ideia de Dinheiro que seja transferível no mundo todo e sem intermediários! Totalmente descentralizado e livre, sem governos olhando onde para quem você vai transferir.


"Essas moedas nunca podem ser recuperadas e a circulação total é menor. Como a circulação efetiva é reduzida, todas as moedas restantes valem um pouco mais. É o oposto de quando um governo imprime dinheiro e o valor do dinheiro existente diminui."

     A famosa inflação: quanto mais dinheiro há em circulação, menor poder de compra ele terá. O Bitcoin surgiu logo após a bolha imobiliária de 2008 nos EUA. Muitos países sofreram muito com essa crise, inclusive, países europeus (como Grécia e Espanha) que tem como moedas estatais: Euro e Libra.

     Bitcoin é muito mais valioso que moedas fiat, e não está nem perto de atingir seu valor máximo. Isso só vai acontecer por volta de 2.140 quando o último bloco for minerado.


"A natureza do Bitcoin é tal que, uma vez que a versão 0.1 foi lançada, o design principal foi definido para o resto de sua vida útil. Por causa disso, eu queria projetá-lo para dar suporte a todos os tipos de transações possíveis que eu pudesse imaginar. O problema era que cada coisa exigia um código de suporte especial e campos de dados, fosse usado ou não, e cobria apenas um caso especial de cada vez. Teria sido uma explosão de casos especiais. A solução foi o script, que generaliza o problema para que as partes transacionais possam descrever sua transação como um predicado que a rede de nós avalia."


"Felizmente, até agora, todas as questões levantadas foram coisas que eu considerei e planejei anteriormente."

     Uma mente brilhante! Cada detalhe milimétricamente calculado antes de publicar sua versão final!

     Lembrando que todas essas frases que estamos citando aqui neste conteúdo, você poderá conferi-las e tantas outras Aqui no Instituto Satoshi Nakamoto.



"A média total de moedas geradas na rede por dia permanece a mesma. Máquinas mais rápidas apenas obtêm uma parcela maior do que máquinas mais lentas. Se todos comprassem máquinas mais rápidas, não receberiam mais moedas do que antes."

     Um ponto bem interessante sobre essa frase de Satoshi é no que diz respeito sobre a Mineração de Bitcoin! Afinal, hoje em dia é muito difícil de Minerar Bitcoin em Casa, porque exige um poder computacional extremamente forte de seu PC (essencialmente da placa de vídeo), isso sem mencionar os custos de energia.

     A mineração cada vez mais difícil e concorrida torna a rede do btc cada vez mais forte e estável, fazendo com que seja praticamente impossível de ser hackeada. A seguir, Satoshi diz:

     "Devemos ter um acordo de cavalheiros para adiar a corrida armamentista da GPU enquanto pudermos para o bem da rede. É muito mais fácil atualizar os novos usuários se eles não precisarem se preocupar com drivers de GPU e compatibilidade. É legal como qualquer um com apenas uma CPU pode competir de forma justa agora."


"Deflação natural"... gosto desse nome. Sim, haverá deflação natural devido a erros de pagamento e perda de dados. A criação de moedas eventualmente ficará lenta o suficiente para ser superada pela deflação natural e teremos uma deflação líquida."

     Isso é muito bonito de se ler, afinal, quantas moedas vocês conhecem que são capazes de gerar deflação no longo prazo? Ainda mais uma moeda que não seja centralizada? Isso não existe! Pelo menos, não até 2009.

     No início da mineração, a recompensa por bloco minerado era muito alta, hoje em dia, muito baixa! 

     E como será daqui 50 anos? Menor ainda! A cada Halving que acontece no Bitcoin, faz com que o ativo se valorize muito, afinal, as recompesas dos mineradores diminuem e faz com que a criptomoeda fique ainda mais escassa.


Para aproveitar ao máximo o período que ainda temos para Acumular Bitcoin, recomendamos a Corretora Bybit que está com Corretagem Zero no mercado a vista!


Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também: