Como Funciona a Mineração de Criptomoedas?

01/05/2023

     O Que é e Como Funciona a Mineração de Criptomoedas? Neste artigo você irá descobrir os tipos de mineração e se ainda é possível Ganhar Dinheiro com este segmento do Mercado Cripto.

Como Funciona a Mineração de Criptomoedas?
Como Funciona a Mineração de Criptomoedas?

O que é Mineração de Criptomoedas?

     Por incrível que pareça, a Mineração de Criptomoedas é um dos assuntos mais populares quando falamos do mercado cripto! Ainda existem muitos investidores que mal sabem como este "sistema" funciona. E existem duas formas bem interessantes para tratarmos aqui.

     Funciona mais ou menos assim: é através da mineração que surgem novas criptomoedas no mercado, mas isso, claro, tratando de forma resumida e, quando falamos da mineração por Prova de Trabalho, o método utilizado para gerar novos Bitcoins no Mercado!

     Este método por POW (proof-of-work ou a prova de trabalho) é o tipo de mineração mais conhecida e é utilizada pelas criptomoedas de primeira geração como Bitcoin, Litecoin e Dogecoin! Ethereum também já usou este método mas agora funciona através de Stake (que já vamos lhe mostrar a diferença abaixo).

     Portanto, é através da mineração de criptomoedas que os Mineradores são pagos, afinal, eles estão gastando energia e desgastando maquinas caras para gerar novas criptomoedas no mercado. Se este minerador minera bitcoin, ele é recompensado com bitcoin; se ele minera litecoin, o mesmo é recompensado com litecoin... bem simples de se entender.


Relacionados:

Bear e Bull Market são dois conceitos bem famosos no mundo dos investimentos de renda variável, principalmente para nós do mundo das Criptomoedas. Descubra seu Significado e influência no mercado.

Existe muita coisa sendo feita na Itália para que o Mercado de Criptomoedas cresça. Talvez isso esteja passando despercebido pelos internautas e hoje, vamos lhe mostrar vários pontos positivos sobre este país.


Diferença entre Prova de Trabalho e Prova de Participação:

     Embora hoje exista um método um pouco mais complexo que estes dois citados acima, a Mineração por Prova de Trabalho e por Prova de Participação são as formas mais conhecidas de mineração! Na Prova de Trabalho, poder computacional forte é exigido, na Prova de Participação, quanto mais criptomoedas você tiver em Staking, maior será sua recompensa.

     O método mais seguro hoje é a Mineração através de Prova de Trabalho (embora alguns investidores possam discordar disso), basta pegar a rede Bitcoin - a mesma é praticamente impossível de ser Hackeada e quem discordar disso, poderá estar sendo minimamente desonesto.

     Quando você faz Staking, ao mesmo tempo, está "reservando" suas criptomoedas para validar as transações dos usuários, com isso, é recompensado com uma quantia destas mesmas criptomoedas que "apostou"! O nome mais conhecido para este sistema é POS (proof-of-stake).

     Este tipo de mineração também contribui com a segurança da rede, além de bloquear tokens e fazer com que o ecossistema torne-se menos volátil! As duas criptomoedas que mais gostamos com este sistema são Cardano (ADA) e Polkadot (DOT).


Quanto se Ganha com Mineração de Criptomoedas?

     Está aí uma pergunta difícil de responder, pois é muito relativo quanto uma Mineradora de Bitcoin ou Criptomoedas poderá render. Tratando-se do Bitcoin, se você morar em um país com energia e equipamentos caros como o Brasil, isso poderá não ser viável para você, afinal, mineradoras em alguns momentos poderão ficar no negativo - dado a volatilidade das criptomoedas.

     El Salvador, por exemplo, tem se mostrado a favor das criptomoedas e o presidente até se mostrou a favor de liberar energia limpa dos vulcões para fazer Mineração de Bitcoin. 

     Também não podemos esquecer que você terá que vender parte significativa das suas criptomoedas para pagar as contas e, tendo em vista que você é remunerado com uma quantidade X de criptomoedas, se estiver enfrentando um ciclo de baixa, você irá sofrer bastante, mas em um ciclo de alta, poderá ser muito rentável, por isso a importância da Educação Financeira nestes momentos difíceis para o mercado!

     Agora tratando-se da POS, as taxas de recompensa para fazer Staking em Altcoins pagam como se fosse uma "poupança", variando em torno de 2 a 8% ao ano. Portanto, você está sujeito tanto a valorização quanto desvalorização da criptomoeda + esta taxa. O Staking é bem interessante para os Holders que visam lucros ao longo prazo.


Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também:

Isenção de Responsabilidade:

Os investimentos em criptomoedas são arriscados. O site Bitcoin Lovers não é responsável pela qualidade dos produtos ou serviços apresentados nas páginas e não poderá ser responsabilizado, direta ou indiretamente, por qualquer dano ou prejuízo causado após o uso de um bem ou serviço destacado neste ou em qualquer outro artigo. Os investimentos relacionados a criptomoedas são de natureza arriscada, os leitores devem fazer sua própria pesquisa antes de tomar qualquer ação e investir apenas dentro dos limites de suas capacidades financeiras. Esta pagina ou qualquer outro artigo não constitui conselho de investimento.

Recomendações da AMF: Não existe alto retorno garantido, um produto com alto potencial de retorno envolve alto risco. Essa assunção de riscos deve estar alinhada com seu projeto, seu horizonte de investimento e sua capacidade de perder parte dessa economia. Não invista se não estiver disposto a perder todo ou parte do seu capital.