Qual é a Melhor Plataforma para Armazenar DApps?

01/08/2023

     Qual é a Melhor Plataforma para Armazenar Aplicativos Descentralizados (DApps)? Existem uma infinidade de plataformas e, vamos destacar neste artigo: Ethereum, Polygon e Binance Smart Chain.

Qual é a Melhor Plataforma para Armazenar DApps?
Qual é a Melhor Plataforma para Armazenar DApps?

O que são DApps?

     DApps é uma abreviação para Aplicativos Descentralizados e estes aplicativos - diferentemente dos aplicativos comuns - um DApp é um aplicativo construído dentro de uma Blockchain (uma rede descentralizada) distribuída e compartilhada por centenas de pessoas.

     Estes aplicativos são governados por uma comunidade (chamadas de DAOS) e estes membros da comunidade tem poder de decisão baseado na quantidade de tokens que cada indivíduo possuir, com isso, funcionam de uma forma bem democrática.

     Vamos deixar um artigo exclusivo que fizemos sobre essas Organizações Autônomas Descentralizadas para que você entenda mais a fundo sobre elas.

     O mais interessante é que existem várias opções para os desenvolvedores. A Blockchain mais famosa que temos hoje é o Ethereum, logo em seguida, a mais usada é a Polygon (uma solução de camada 2 que visa tornar o Ethereum mais escalável). Vamos explicar para você como funciona tudo isso abaixo.


Relacionados:

Investir em Criptomoedas Vale a Pena? Esta é uma pergunta que muitos recém investidores se perguntam, afinal, quando o mercado está em baixa, é normal ficar cheios de incertezas e dúvidas.

Como Funcionam os Misturadores de Criptografia? Não existe só Tornado Cash, entretanto, este tema está ganhando muito repercussão devido as notícias negativas. Vamos lhe explicar agora o que são!


Quais são as plataformas de construção?

     Como citamos acima, a plataforma mais conhecida, sem sombra de dúvidas é o Ethereum (a rede mais antiga entre essas, mais segura e descentralizada). Mas existem algumas outras bem interessantes que são a Polygon e Binance Smart Chain.

     Portanto, Qual é a Plataforma mais interessante para um desenvolvedor armazenar seu aplicativo descentralizado? Seja um Game ou NFT? 

     Um dos pontos mais importantes a considerar na hora de escolher qual rede armazenar um aplicativo descentralizado, certamente é o Custo de Transação (ou como dizem, o preço das taxas de gás), pois querendo ou não, isso irá afetar todos os usuários e, Ethereum é a rede mais cara que temos hoje no mercado, por isso vale considerar usar as outras redes.

     É fato que Ethereum é mais segura e descentralizada, pois possui uma quantidade de mineradores infinitamente maior que a rede da Binance, por exemplo, mas em questão de preço das taxas, deixa muito a desejar comparado com seus concorrentes. Por isso a solução para este problema poderá ser a Polygon - que herda a segurança do Ethereum e faz com que as assinaturas das transações sejam realizadas em outra camada, tornando assim, mais viável.

     A quantidade de usuários da Polygon, aos poucos está ultrapassando a rede Ethereum - isso explica a eficiência da rede.

     A rede Binance Smart Chain também é excelente em questão de taxas e velocidade da transações, o único ponto que deixa a desejar é a descentralização (pois possui uma quantidade de mineradores e validadores da rede muito inferior as outras duas mencionadas), por isso, recomendamos a Polygon.

     Portanto, se você é desenvolvedor, saiba que esta opção é muito pessoal de cada um, afinal, existem projetos excelente sendo construídos dentro de todas estas redes entre outras como Solana e Cardano, entretanto, essas outras redes ainda são pequenas (em termos de desenvolvimento) comparadas com as três que mencionamos aqui, por isso podem estar sujeitas a maiores vulnerabilidades. 

     Mas nem por isso é um ponto negativo. Temos projetos excelentes como Audius, Raydium e Star Atlas usando a rede Solana, com isso, se beneficiam das baixas taxas sem ter a necessidade de uma segunda camada como a relação entre Ethereum e Polygon.


Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também:

Isenção de Responsabilidade:

Os investimentos em criptomoedas são arriscados. O site Bitcoin Lovers não é responsável pela qualidade dos produtos ou serviços apresentados nas páginas e não poderá ser responsabilizado, direta ou indiretamente, por qualquer dano ou prejuízo causado após o uso de um bem ou serviço destacado neste ou em qualquer outro artigo. Os investimentos relacionados a criptomoedas são de natureza arriscada, os leitores devem fazer sua própria pesquisa antes de tomar qualquer ação e investir apenas dentro dos limites de suas capacidades financeiras. Esta pagina ou qualquer outro artigo não constitui conselho de investimento.

Recomendações da AMF: Não existe alto retorno garantido, um produto com alto potencial de retorno envolve alto risco. Essa assunção de riscos deve estar alinhada com seu projeto, seu horizonte de investimento e sua capacidade de perder parte dessa economia. Não invista se não estiver disposto a perder todo ou parte do seu capital.