O que é uma Corretora de Criptomoedas Descentralizada?

09/01/2023

     O que é uma Corretora de Criptomoedas Descentralizada? Após o grande colapso da corretos centralizada FTX, muitos usuários do mercado cripto estão cogitando migrar para uma DEX, conheça mais sobre este conceito!

O que é uma Corretora de Criptomoedas Descentralizada?
O que é uma Corretora de Criptomoedas Descentralizada?

O que é uma Corretora Descentralizada?

     Uma Corretora Descentralizada de Criptomoedas, ou para os mais conhecidos, uma DEX, são corretoras que não dependem de um órgão central, pois são descentralizadas. Nessas corretoras, não se usa Dinheiro Fiat, ou seja, dinheiros emitidos pelos governos como: Dólar, Euro e Libra.

     As corretoras descentralizadas mais conhecidas são aquelas da rede Ethereum, como Uniswap e AAVE, mas existem muitas outras tanto na própria rede da ethereum quanto da Solana, por exemplo a Raydium.

     Como é do conhecimento de muitas pessoas, em 2022, a segunda maior corretora do mercado, a FTX, veio a quebrar, e com isso, levou um bom dinheiro de muitos investidores do mercado de criptomoedas. Desde então, o interesse pelas DEX aumentou bastante, afinal, ninguém quer ter seu dinheiro perdido por uma bobeira dessas!

     O objetivo principal de uma DEX é ser descentralizada: são os usuários que rodam a corretora, deferente de uma Exchange tradicional, onde depende exclusivamente de uma empresa e está sujeita a regulamentações estatais. Além disso, todas as decisões que uma corretora descentralizada toma, é compartilhada aos usuários para que possam tomar a melhor decisão possível, evitando más decisões de líderes centrais.


Relacionados:

Bear e Bull Market são dois conceitos bem famosos no mundo dos investimentos de renda variável, principalmente para nós do mundo das Criptomoedas. Descubra seu Significado e influência no mercado.

Existe muita coisa sendo feita na Itália para que o Mercado de Criptomoedas cresça. Talvez isso esteja passando despercebido pelos internautas e hoje, vamos lhe mostrar vários pontos positivos sobre este país.


Como funciona uma DEX?

     DEX é uma abreviação para Corretora Descentralizada, então sempre que ver esta sigla por aí, lembre-se disso. Todavia, essas corretoras tem um funcionamento bem diferente das corretoras tradicionais, as famosas Exchanges.

     As corretoras descentralizadas rodam a partir de plataformas de contratos inteligentes, a mais famosa do mercado cripto é a Ethereum e hoje, a maior DEX é a Uniswap. Esta corretora é construída em uma terceira camada da ETH e roda como um aplicativo autônomo descentralizado!

     Portanto, tudo o que acontece na corretora, é passada aos usuários e os mesmos tem poder de voto sobre as decisões que mais tarde forem tomadas: é um verdadeiro conceito de democracia.

     Nas corretoras de criptomoedas descentralizadas, também é possível pegar empréstimos por juros mais acessíveis que nos bancos tradicionais e emprestar suas criptomoedas e tokens para a plataforma gerar liquidez, com isso, você é remunerado através desses tokens que emprestar.

     É um sistema relativamente novo e bem interessante sobre como as Finanças Descentralizadas estão caminhando. Recomendamos que, caso você tenha interesse sobre o assunto, usar a Uniswap (que hoje é a maior e mais segura DEX do mercado). Detalhe: não estamos sendo patrocinados para escrever este artigo. 


Vale a Pena usar uma Corretora Descentralizada?

     Ok, você já sabe o que é uma Corretora Descentralizada, mas será que Vale a Pena usar uma DEX? Esta resposta é muito pessoal de cada usuário: se seu objetivo é descentralização, sem dúvidas! Ali você terá mais liberdade e privacidade para fazer o que quiser com seus fundos.

     Já no caso de uma Corretora Centralizada como a Binance ou Bybit, você terá menos dor de cabeça, existe uma frase que diz: "liberdade não vem sem custos", com isso, em uma DEX, você terá que estudar bastante sobre o universo das finanças descentralizadas e pagar taxas um pouco mais altas para usufruir deste universo. Agora, quando usamos uma corretora tradicional, as únicas preocupações que devemos ter em mente é: 1 - eu não tenho as minhas chaves privadas; 2 - esta corretora poderá quebrar.

     Portanto, qual corretora usar é muito pessoal de cada indivíduo, o que recomendamos é usar as Exchanges como porta de entrada para mais tarde, usufruir do mundo DeFi. Vá estudando aos poucos e aplicando com pouco capital para mais tarde, migrar completamente seu Dinheiro para Carteiras Privadas e Corretoras Descentralizadas como Uniswap e AAVE.


Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também: