O que é Kusama? Qual é sua Diferença da Polkadot?

20/02/2023

     O que é Kusama? Para alguns investidores, KSM é apenas uma rede de testes da Blockchain Polkadot, mas a verdade é que esta Criptomoeda é muito mais do que somente isso! Descubra abaixo.

O que é Kusama? Qual é sua Diferença da Polkadot?
O que é Kusama? Qual é sua Diferença da Polkadot?

O que é Kusama?

     Kusama (KSM) é uma Criptomoeda bem similar a Polkadot (DOT). Muitos investidores do mercado cripto acreditam que KSM seja apenas uma rede de "testes" de DOT, mas não é bem por aí... Kusama é um projeto extremamente interessante e possui sua identidade.

     Existem algumas diferenças entre essas Blockchains (que vamos comentar abaixo), afinal, Kusama não é uma "testnet" e sim, uma rede própria - ainda mais rápida que a própria Polkadot.

     Esta rede foi desenvolvida e publicada em 2019 e é paralela a Polkadot, além de servir como um "escudo" para evitar problemas com propriamente, a blockchain principal: DOT. Ambas são camadas zero. É popularmente conhecida como "Canary Network", pois antigamente nas minas de carvão, as aves tinham a missão de verificar se ali nas minas existiam gazes tóxicos... se a ave não voltasse... bom... já sabemos seu fim.

     Kusama também foi criada por Gavin Wood e a ideia principal é usá-la como rede de testes - sendo assim, todos os recursos que em tese seriam implementados em Polkadot, de antemão, são implementados em KSM.


Relacionados:


Como funciona a Coin Kusama?

     É sempre importante ressaltar que - como o próprio Gavin Wood já afirmou - embora a Kusama seja uma rede de testes da blockchain Polkadot, ambas as criptomoedas KSM e DOT são distintas! O funcionamento de ambas são levemente diferentes.

     Como já mencionamos, KSM é o token nativo da Kusama, portanto, esta Blockchain possui seu próprio funcionamento independente, além de claro, ser um projeto de camada zero - assim como DOT.

     Um ponto interessante sobre Kusama, é que apesar de muitos investidores não comprarem este projeto - por ser uma rede de testes e mais exposta ao risco - a verdade é que KSM funciona de forma bem mais rápida que a própria Polkadot - o que já é formidável.

     Hoje, fora a nossa querida Ethereum e Cardano... Polkadot e Kusama são as plataformas de contratos inteligentes com maior popularidade, vencendo até a própria Solana.


Diferenças entre Polkadot e Kusama:

     Embora essas criptomoedas sejam bem semelhantes em vários aspectos, também existem diferenças relevantes entre elas. Para começar, sabemos que tratando-se do Bitcoin, haverão somente 21 milhões de unidades, à partir disso, ninguém poderá comprar mais deste ativo porquê o mesmo é escasso.

      O mesmo aplica-se a Polkadot e Kusama, porém com uma quantia bem diferente que a do bitcoin, afinal, como gostamos de dizer: cada coisa é uma coisa. Neste caso, cada criptomoeda tem um "supply" diferente. O da polkadot, um pouco mais de 1 bilhão de unidades, já no caso da Kusama, somente 10 milhões.

     Outro ponto diferente em ambas é que cada rede possui sua própria criptomoeda, no caso de Polkadot, temos a DOT e no caso de Kusama, temos a KSM.

     Construir na Kusama e ser aprovado é mais rápido, afinal, estamos falando de uma blockchain experimental para depois sim, participar de uma comunidade séria. Com isso, você poderá atualizar seus produtos até 4 vezes mais rápido do que na Polkadot.

     E o ponto final que gostaríamos de ressaltar, é que como estamos falando de organizações autônomas descentralizadas, os "votantes" de KSM tem apenas 7 dias para contribuir com a comunidade; já no caso de DOT, os votos duram por 28 dias, o referendo é o mesmo tempo, portanto, a diferença é relevante.


Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também: