O que é Bitcoin Cash? Conheça suas Indiferenças

24/10/2022

     O Bitcoin Cash é um dos projetos mais curiosos do mundo Cripto, pois marca o inicio de uma era: as cópias que não deram tão certo assim! Vamos fazer uma Análise geral e se este ativo Pode Subir.

O que é Bitcoin Cash? Conheça suas Indiferenças
O que é Bitcoin Cash? Conheça suas Indiferenças

O que é Bitcoin Cash?

     Bitcoin Cash, com a abreviação de BCH (vamos usar muito essa abreviação aqui) é uma Criptomoeda criada em 2017 com o objetivo de fazer pagamentos e, que teve um crescimento muito grande no ano de 2018, quando os ativos digitais de "pagamento" estavam em alta.

     Basicamente, o BCH é um Hard Fork, em outras palavras, uma "atualização" da Blockchain do Bitcoin. A ideia é bem popular para os investidores que defendem a funcionalidade das criptomoedas como meio universal de pagamentos, já que "Cash", quer dizer exatamente isso.

     O "boom" de 2018 das criptomoedas de pagamento, deve-se pela dificuldade em realizar transferências com o Bitcoin verdadeiro, na época, não existia rede lightning e nem segundas camadas para o ativo como conhecemos hoje. Por exemplo: a rede da Binance Smart Chain.

     Hoje em dia, o Bitcoin Cash é considerado ultrapassado (já que o btc em segunda camada possui transferências praticamente instantâneas). Portanto, a tendência deste ativo no longo prazo, não é muito otimista.

     Algumas pessoas dizem ser um "scam" (fraude), onde os criadores desenvolveram essa cripto só para "Ganhar Dinheiro". - É? Não acreditamos, Isso é muito pessoal de cada um... na época que foi criada: dividindo os players que acreditavam no btc como meio de pagamentos e outros, como reserva de valor.

Bitcoin Cash foi sim uma ideia bacana quando criado e teve sua utilidade, mas não tem nada a ver com o verdadeiro Bitcoin.


Relacionados:


Diferença do Bitcoin verdadeiro para o Bitcoin Cash:

     Um dos motivos que torna o Bitcoin único, é o fato de os blocos serem pequenos, fazendo com que, em sua Blockchain original, não seja tão escalável. Mas existe um motivo por trás: a Segurança. Quando você aumenta o tamanho dos blocos, faz com que todo o ecossistema da Criptomoeda seja mais escalável na hora de realizar os pagamentos, porém, você torna a rede mais vulnerável. Essa é a primeira diferença entre estes ativos: o Bitcoin Cash é rápido e feito unicamente para realizar pagamentos, o Bitcoin, extremamente seguro, estável e descentralizado.

     Como muitos investidores defendem a ideia das criptomoedas substituírem o sistema financeiro tradicional, o BCH foi criado justamente por este motivo (já que a maioria dos investidores defendem a ideia de o btc continuar com a mesma quantidade de blocos: 1MB, podendo processar de 2 a 7 transações por segundo).

     Pra você ter uma ideia, caro leitor, o sistema tradicional de cartões de crédito, como Visa e Mastercard, conseguem processar até 1.800 transações por segundo, então neste quesito, o Bitcoin está bem atrás.

     De um lado, temos uma comunidade que defende a ideia levantada por Satoshi Nakamoto: a descentralização (que é o principal motivo de o btc ter este valor absurdamente alto). E, do outro lado, temos a ideia de "substituir o sistema financeiro tradicional", mesmo que para isso, aja centralização. Por isso que em 2017 ouve este "hard fork" e dividiu as comunidades. É óbvio que os defensores do BCH é estritamente menor, mas compreensível.


A única semelhança dessas criptomoedas:

     É fato que, no universo cripto, o Bitcoin é o ativo mais valioso e, todas as outras criptomoedas seguem a mesma direção dele. Um fato interessante sobre o btc, é que a cada 4 anos, existe um fenômeno chamado "halving", que corta a recompensa dos mineradores pela metade!

     Dito isso, é importante saber que, cada vez que este fenômeno acontece, o Bitcoin tende a crescer muito em valor de mercado e, por consequência, todas as altcoins seguem o mesmo caminho... surfam a onda de valorização do btc. O BCH também passa por este processo, porém, muito cuidado!

Bitcoin Cash, Preço e até onde pode subir
Bitcoin Cash, Preço e até onde pode subir

     Uma coisa muito importante que devemos observar em todas as criptomoedas, é se as mesmas formam, a cada ciclo, topos maiores ao anterior e, como podemos ver, não é o caso do Bitcoin Cash...

     Desde o seu topo histórico em 2018, o ativo sofreu, e sofre, muito com as baixar de mercado, portanto, tome muito cuidado ao investir nesta criptomoeda. Não queremos induzir você a tomar suas decisões, mas invista com o pé no chão sempre!

     É fato que, como dito acima: se o bitcoin sobe, as altcoins logo o seguem, então o Bitcoin Cash poderá sim subir nos ciclos de valorização do btc, porém, os topos deste ativo estão cada vez menores! Então, no longo prazo, se você espera uma boa valorização para este ativo, sentimos lhe dizer: isto é improvável de acontecer.


Preço e o que esperar?

     O Preço do Bitcoin Cash hoje, é de 107 Dólares e já chegou a custar U$3.324. Um belo recuo de preço desde então. Pensando que a cada ciclo, a oferta diminui do BHC diminui e o novo topo é menor, a expectativa para longo prazo, não é nada otimista!

     Alguns investidores preferem usar a análise fundamentalista quando o assunto é fazer Hold, mas neste caso, não há muito o que se fazer e analisar, o Bitcoin Cash é uma cópia do verdadeiro Bitcoin e não possui identidade própria; até mesmo seu nome é uma cópia.


Conclusão:

     E então... apesar das críticas, investimos em Bitcoin Cash? A resposta é: não, não investimos! Os motivos são inúmeros, mas o principal é o de, nos dias de hoje, não ter mais utilidade. A ideia de enviar e receber BCH é interessante, as taxas são muito mais acessíveis que da própria rede btc, porém, se compararmos com camadas secundárias, não faz sentido e é muito inferior, o próprio bitcoin já tem este recurso.

     Também, existem outras criptomoedas no mercado que tanto a taxa quanto a velocidade da transferência, são muito superiores, como é o caso da rede Solana e até mesmo a TRON.

     Desde sua criação, o Litecoin já existia e, as taxas e tempo de transferência são praticamente iguais. Ou ainda pior... a própria Dogecoin já mostrava isso antes do BHC!

     Se olharmos o gráfico desta criptomoeda, desde sua criação, ela vai contra aquilo que acreditamos tecnicamente: um ativo que a cada ciclo, forma topos não só menores, quanto ligeiramente inferiores.


Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também: