Litecoin: Por quê ainda Investimos nesta Criptomoeda?

26/09/2022

     Descubra agora o motivo de ainda investirmos na Criptomoeda Litecoin e o porquê de não considerarmos este ativo como "ultrapassado" no mundo digital. O que Esperar? Pode Subir?

Litecoin: Por quê ainda Investimos nesta Criptomoeda?
Litecoin: Por quê ainda Investimos nesta Criptomoeda?

O que é Litecoin?

     É fato que no mundo digital das Criptomoedas, todos conhecemos o Bitcoin, porém, há muito tempo, aliás, logo após a criação do Btc - publicado em 2009 - foi desenvolvido um criptoativo muito interessante e similar ao Btc... Uma criptomoeda muito interessante chamada Litecoin.

     A Litecoin foi publicada no dia 07 de outubro de 2011, 2 anos após a criação do Bitcoin com o objetivo de ser uma criptomoeda específica para pagamentos (embora existam outros pontos bem interessantes deste ativo que vamos citar ao decorrer desta matéria).

     Essa cripto foi criada por Charlie Lee, um ex-funcionário do Google que tinha como objetivo principal, desenvolver uma criptomoeda perfeita como o Bitcoin, porém, mais rápida e escalável, e ele conseguiu. Sabemos que dependendo do momento e da taxa, o Btc (em sua camada base) não é muito rápido nas transações, isso sem falar dos preços das taxas que são inviáveis para pagamentos de menores valores.

     Dito isso, podemos ver que o Ltc é mais leve que o Btc e possui fundamentos extremamente similares!     


Relacionados:


Semelhanças entre Bitcoin e Litecoin:

     É claro que como defendemos aqui, o Bitcoin é um ativo único e revolucionário, mas como também defendemos neste mercado, há espaço para muitos outros ativos, não só o Btc que podemos usar como Dinheiro.

     O fato é que todas as criptomoedas em sua base, são lastreadas em Dólar, então vamos as quase semelhanças:

  • Bitcoin foi a primeira criptomoeda a ser criada, Litecoin a segunda;
  • Ambos são ativos escassos, alguns até o conhecem como "ouro e prata digital". Haverão somente 21 milhões de Bitcoins a serem minerados, Litecoin somente 84 milhões;  
  • Ambas as criptomoedas são mineradas através de poder computacional: proof-of-work e possuem a rede extremamente forte, mesmo o Ltc que seja inferior neste quesito, ainda assim, é bem improvável que alguém consiga hackear esta rede;
  • A cada halving, estes ativos se valorizam muito em relação ao ciclo anterior;
  • Ambas as Criptomoedas são puras;
  • Ambas são muito aceitas no mundo todo como meio de pagamento: este ponto o Litecoin ganha porque sua rede é mais eficiente e os pagamentos são efetuados com mais rapidez, além das taxas mais baratas! "Ah, mas o Bitcoin em segunda camada também é tão eficiente (ou até superior ao Ltc)". Isso é verdade, porém, funciona muito bem de pessoa pra pessoa, já no caso de empresas e até mesmo corretoras de criptomoedas, pouquíssimas permitem transferir por camadas secundarias, além de ainda ser complexo e, cá entre nós, não são todos os usuários que tem essa facilidade com tecnologia;
  • São redes indiretamente parceiras pois desenvolvedores do Btc sempre fazem os testes antes na rede Ltc.

Preço? O que Esperar? Pode Subir?

     É fato que alguns investidores são céticos quanto ao futuro deste ativo, principalmente pelo fato do próprio criador, de certa forma, tê-la deixado de lado, porém, não vamos deixar de dar nossa opinião e nos passar por "loucos", afinal, Steve Jobs também já foi considerado como tal.

     O que esperar? A verdade é que muitos dos investidores que hoje criticam este ativo, já tiveram seu momento de Investir em Litecoin, afinal, foi a segunda criptomoeda a ser criada e poucos ativos dessa classe conseguem se manter nessa longa caminhada, ainda mais em um mercado relativamente novo como é o de cripto.

     Hoje, o Preço de Litecoin é de 60 dólares e seu topo histórico no ciclo de 2021 foi de U$ 386,45; portanto, é um ativo que tem potencial, principalmente que se considerarmos seu preço próximo ao lançamento de 2011, por unidade, o ativo custava somente U$3. Portanto, pode subir.

     A Tendência sempre foi de alta se olharmos os ciclos anteriores, bem similar ao Bitcoin.

Litecoin: Vale a Pena Investir nesta Cripto?
Litecoin: Vale a Pena Investir nesta Cripto?

     Acompanhamos muitos investidores que lá no ano de 2020 e 2021, trocaram de suas carteiras o Litecoin por Terra Luna. Logo após, em 2022, Luna despencou, perdeu a confiança e foi a literalmente, zero.

     Portanto, é interessantíssimo no mundo dos investimentos - essencialmente no universo das criptomoedas - termos a cabeça aberta para enxergar valor onde a manada não está. É assim que futuros milionários são formados.


Quem é Charlie Lee que fundou o Litecoin?

     Charlie Lee tem um currículo bem interessante como cientista da computação e, além de ter trabalhado como Engenheiro de Software no Google, também foi um dos principais Mineradores de Bitcoin lá no inicio, por volta do ano de 2010.

     Este ícone também já trabalhou na Coinbase - A mais bem avaliada corretora de Criptomoedas do ano de 2022 e teve grande importância para escrever os códigos do Chrome OS, um sistema operacional baseado em Linux do Google.

     Apesar de Charlie Lee ter vendido quase todas suas posições em Litecoin, o que ele fez com este dinheiro foi doar em pools de mineração. Além de hoje em dia ele estar trabalhando em tempo integral com a Litecoin Fundation a fim de difundir Ltc para o maior número de pessoas possível.


Onde Comprar Litecoin?

     Sempre gostamos de frisar que não fazemos recomendação de investimento, apenas damos nossa opinião sobre os mais diversos assuntos do mundo cripto. Quer saber se investimos em Litecoin? Sim, investimos, porém, com gerenciamento de risco. Hoje, este ativo corresponde em 5% da nossa carteira, sendo que 50% está em Bitcoin.

     A partir disso, caso você tenha vontade de comprar esta criptomoeda, recomendamos que você use a corretora Bybit, pois essa plataforma está com 100% de desconto nas taxas do mercado spot!


Mas afinal, por quê ainda investimos em Litecoin?

     Certamente se você leu todo o artigo e chegou até aqui, deve estar se perguntando: mas afinal, por quê ainda investir em Litecoin?

     A resposta é muito simples... Apesar de citarmos algumas semelhanças com o Bitcoin (o que já são pontos fortes para a moeda), devemos lembrar você, caro leitor, de que não haverá Btc para todo mundo, isto é fato! Se cada milionário hoje resolvesse comprar 1 Bitcoin, isso não seria possível!

     Portanto, sabendo que não terá Btc para todos e que o preço do Bitcoin, evidentemente, é bem mais elevado que do Ltc, aplicamos a estratégia de acumular o máximo de satoshis possível e com isso, deixar uma parte da carteira destinada a ativos mais "especulatórios", como tudo que existe neste mercado, inclusive o próprio Btc. 

    Infere-se que, Litecoin é a segunda Criptomoeda a ser criada no universo digital e muitas corretoras e empresas o aceitam como moeda de valor para fazer depósitos e transferências, desse modo, o Ltc já é uma realidade, as pessoas o usam, então tome muito cuidado com criptomoedas prometendo coisas "magníficas", seja Defi, Tokens, Nft... Evite deixar de investir em bons ativos por preferir "potencial de retorno extremamente alto". Você pode acabar deixando muitas excelentes oportunidades passar.

Litecoin é realidade, Litecoin é escasso, rápido e prático! Litecoin Funciona e é a prata digital!


Atualização Importante no Ltc:

     Em Outubro de 2022, o Litecoin passou por uma Atualização muito importante em sua Blockchain. Apesar de para muitos, ser um ativo "esquecido" para muitos investidores, agora, o Litecoin vai passar a ter seu próprio sistema de contratos inteligentes, com isso, será concorrente da Ethereum, Solana, Polkadot e Cardano, por exemplo.

     Também, terá seu próprio sistema de integração de Defi e Nfts, com isso, também será concorrente de direta de plataformas como Uniswap e Pancakeswap. Um belo progresso. 

Este ativo é uma das criptomoedas que possui maior comunidade, assim como o próprio Bitcoin e, com a liderança de Charlie Lee só tem a crescer.


Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também: