Chainlink: O Oráculo Mais Famoso do Mercado Cripto?

06/11/2023

     Chainlink é uma Criptomoeda que tem tudo para dar certo no Mercado Cripto. Inclusive, é o Oráculo mais famoso da rede Ethereum e está subindo muito nas últimas semanas. Confira.

Chainlink: O Oráculo Mais Famoso do Mercado Cripto?
Chainlink: O Oráculo Mais Famoso do Mercado Cripto?

O que é Chainlink?

     Chainlink: abreviação (LINK) é uma rede de oráculos descentralizada que permite a comunicação de contratos inteligentes com dados do mundo real. A Chainlink foi desenvolvida por Sergey Nazarov e Steve Ellis em 2017, com o objetivo de conectar blockchains com fontes externas de informação, como APIs, dispositivos IoT e provedores de dados. 

     A Chainlink usa o token LINK como incentivo para os participantes fornecerem e usarem dados na rede. Este oráculo é considerado uma das principais plataformas do mercado de criptomoedas, pois pode fornecer dados para qualquer tipo de contrato inteligente em qualquer blockchain.

     Por isso que a Chainlink tem um potencial de crescimento enorme, pois é através desta rede descentralizada de "comunicação" entre mundo físico e digital, que pode-se ter interoperabilidade entre diversas redes, desde Ethereum até Solana e Cardano.

Hoje, Chainlink é o Oráculo mais conhecido e tem crescido muito em valor de mercado juntamente com Polygon e Solana.

Relacionados:


Para quê serve um Oráculo?

     Um oráculo é uma ferramenta que possibilita a interação do mundo físico com o mundo de criptomoedas, fornecendo dados externos ou cálculos computacionais avançados para contratos inteligentes. Os Oráculos são essenciais para o funcionamento de ecossistemas de finanças descentralizadas (DeFi) e Web3. 

     Pois permitem que os contratos inteligentes sejam executados com base em informações do mundo real. Existem vários tipos de oráculos, como software, hardware, entrada, saída, consenso, descentralizados e centralizados. Alguns exemplos de projetos que usam oráculos são Augur, Chainlink e Band Protocol.


Como um Oráculo faz a Comunicação entre o mundo real e o mundo digital?

     Um oráculo, no caso, Chainlink que estamos falando aqui, comunica o mundo real para o mundo digital por meio de um código que traduz os dados externos em dados compatíveis com a blockchain. Os dados externos podem ser obtidos de várias fontes, como APIs, sensores, bancos de dados, etc. 

     O oráculo envia esses dados para os contratos inteligentes, que os usam para executar suas funções. Por exemplo, um contrato inteligente que paga uma apólice de seguro com base no clima pode usar um oráculo para obter os dados meteorológicos de uma fonte confiável. 

     O oráculo também pode enviar dados da Blockchain para o mundo real, como notificações, pagamentos, etc. Por exemplo, um contrato inteligente que controla uma fechadura inteligente pode usar um oráculo para enviar um sinal para abrir ou fechar a fechadura. 


Lucas Lippe

A ideia de liberdade é fascinante e o Bitcoin nos proporciona isso de muitas formas. Explanando ideias de uma web descentralizada no site Bitcoin Lovers.


Confira também:

Seja o primeiro a ler as novidades!

Isenção de Responsabilidade:

Os investimentos em criptomoedas são arriscados. O site Bitcoin Lovers não é responsável pela qualidade dos produtos ou serviços apresentados nas páginas e não poderá ser responsabilizado, direta ou indiretamente, por qualquer dano ou prejuízo causado após o uso de um bem ou serviço destacado neste ou em qualquer outro artigo. Os investimentos relacionados a criptomoedas são de natureza arriscada, os leitores devem fazer sua própria pesquisa antes de tomar qualquer ação e investir apenas dentro dos limites de suas capacidades financeiras. Esta pagina ou qualquer outro artigo não constitui conselho de investimento.

Recomendações da AMF: Não existe alto retorno garantido, um produto com alto potencial de retorno envolve alto risco. Essa assunção de riscos deve estar alinhada com seu projeto, seu horizonte de investimento e sua capacidade de perder parte dessa economia. Não invista se não estiver disposto a perder todo ou parte do seu capital.